Orientações sobre a utilização do novo sistema para emissão de DECORE

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos - DECORE

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE é o documento contábil emitido eletronicamente por meio do link (decore/coaf), disponível no sitio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, destinado a fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos em favor de pessoas físicas. Atualmente, a DECORE é disciplinada pela Res. CFC 1.592/2020 e suas alterações.

A emissão da DECORE deverá estar condicionada à existência prévia da documentação hábil e legal, fundamentada somente nos registros do Livro Diário ou em documentos autênticos, definidos no Anexo II da Res. CFC 1.592/2020. A documentação ficará sob a responsabilidade do profissional que emitiu a DECORE, pelo prazo de cinco anos.

A DECORE será emitida mediante assinatura com certificação digital (e-CPF), em uma via destinada ao beneficiário, ficando o documento emitido armazenado no Banco de Dados do Conselho Federal de Contabilidade, à disposição para conferências futuras por parte da Fiscalização e para envio à Receita Federal do Brasil.

Instruções para a realização de assinatura com Certificado Digital no sistema da DECORE:

• A partir de 03/11/2021 o plugin para assinatura da Decore passou a ser o WEB PKI LACUNA;
  • Caso o profissional não tenha esse aplicativo, ao clicar em Confirmar a Emissão da DECORE, o sistema da Decore levará o usuário até o sítio do WEB PKI para que o profissional possa baixar e instalar o programa para a devida leitura do Certificado Digital. Para isso, basta que o profissional autorize o download de vários arquivos (canto superior esquerdo da tela) e clique em Instalar Extensão;
  • Uma vez instalado o plugin, o browse da internet terá o símbolo do WEB PKI, no canto superior, e o profissional estará apto a assinar a Decore;
  • Manual para utilização do Certificado Digital. Clique aqui.
  • Endereço para testar a assinatura eletrônica: http://icpbravoaccess.com.br
  • Leia atentamente as orientações sobre a utilização do novo sistema para emissão de DECORE. Clique aqui.
  • Configure seu navegador para permitir a exibição de “pop-ups” no novo sistema de emissão de DECORE;
  • Agora o novo sistema para emissão de DECORE pode ser utilizado.
  • Para facilitar o preenchimento de sua decore clique no ícone abaixo: