A Câmara de Controle Interno é responsável pelas contas do CRCPR e pelo cumprimento das obrigações fiscais, de acordo com a legislação que rege a autarquia; análise de documentos referentes a receitas e despesas; emissão de parecer sobre subvenções; balancetes; prestação de contas; balanços e relatórios mensais e exame das prestações de contas das unidades do CRCPR.
O CRCPR também é fiscalizado pelo CFC, conforme previsto na Resolução CFC n°1.370/2013, que dispõe sobre o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, realizando a função de auditoria interna.
A auditoria por parte do CFC tem como objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos, bem como as informações contábeis, financeiras e operacionais da entidade. Foram analisados documentos que serviram de respaldo para a emissão deste relatório, visando à primazia da eficiência, eficácia e economicidade da gestão, avaliando se os recursos financeiros foram empregados de forma a atender o objetivo fim da entidade.
Em específico, a avaliação dos controles internos do CRC visa evitar possíveis procedimentos inadequados aplicados nas rotinas adotadas, quanto aos aspectos da segurança dos procedimentos, identificando fragilidades nos controles administrativos, de forma a avaliar o grau de relevância dos danos que possam provocar.
Os trabalhos desenvolvidos buscam, também, prestar assessoramento à alta administração, de forma a contemplar o desenvolvimento de ações e soluções para um melhor desempenho dos atos administrativos, técnicos e operacionais do CRCPR.