ANO3 . N.º 16 . DEZEMBRO 2003

:: Em ação social, contabilistas fazem gratuitamente milhares de declarações para contribuintes isentos

Mais de 14 mil declarações de isento do Imposto de Renda foram feitas, dia 25 de novembro, na campanha que os contabilistas promoveram com o objetivo de ajudar as pessoas que ainda não haviam cumprido a obrigação. Quem deixou de fazer a Declaração Anual de Isento (DAI) poderá perder o CPF e, entre outras conseqüências, não receber pensão, não abrir conta bancária e não fazer financiamentos. Postos de atendimento foram instalados em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel. Em Curitiba, a ação foi coordenada pelo CRCPR, em parceria com os sindicatos de contabilidade e com a Brasil Telecom, que cedeu um veículo equipado com cinco computadores, impressora e linha com ADSL.

:: Os contabilistas brasileiros estão sendo convidados pelo Sebrae a aderir ao programa "Contabilizando o Sucesso", cujo objetivo é fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas. No Paraná, a parceria com as entidades contábeis foi assinada dia 27 de novembro, no CRCPR.

:: Somando 92 pontos, em 12 modalidades, Curitiba conquistou a XI edição dos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), disputada na cidade de Umuarama, de 19 a 22 de novembro.

:: A Academia de Ciências Contábeis do Paraná abriu as portas para cinco novos membros, no segundo semestre de 2003. Vestiram fardão os professores Massakazu Takakura (UEM), Luís Carlos de Souza (UFPR) e os contadores Hélio Nascimento, Nelson Zafra e Valdir Pietrobon.

:: A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e o CRCPR firmaram um convênio que prevê a troca permanente de informações e o acesso mútuo a seus bancos de dados sobre as empresas e os responsáveis por suas contabilidades.

:: Concorre a um micro o contabilista que canalizar o maior volume de recursos, com base na lei de incentivo fiscal, à Associação Serpiá - Serviços e Programas para a Infância e a Adolescência: www.serpia.org.br

Leia ainda nesta edição

:: Editorial: CRCPR: agência motivadora do crescimento da classe contábil

:: Gente que Conta

:: Registros baixados ex offício

Notas

:: Balanço do biênio 2002-2003