Por trabalharem diretamente com as empresas e reunirem condições de orientá-las no caminho do sucesso, os contabilistas estão sendo convidados pelo Sebrae para aderir ao programa "Contabilizando o Sucesso", cujo objetivo é fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas e, principalmente, impedir a mortalidade delas. A taxa de insucesso passa de 50% nos dois primeiros anos das empresas.

Uma parceria com as entidades contábeis do Paraná foi assinada dia 27 de novembro, no CRCPR. Afirma o presidente do Conselho, Nelson Zafra, que o êxito das empresas é da conta dos contabilistas. O diretor financeiro do Sebrae/PR, Adílio Milanez, também conselheiro do CRCPR, reforça o raciocínio: "Esta parceria nasce de um ponto comum.Temos o mesmo cliente. Sebrae e contabilistas trabalham com o mesmo público, que muitas vezes aposta tudo num pequeno negócio. Fortalecendo esses negócios, estamos favorecendo a longevidade das empresas. Todos saem ganhando".

O "Contabilizando o Sucesso" será lançado nacionalmente em 2004, nesse caso compondo uma megaparceria entre o Sebrae nacional, o Conselho Federal de Contabilidade, os CRCs e demais entidades da área contábil. A primeira fase do programa consistirá em aprimorar a capacitação de contabilistas na gestão de negócios, treinando equipes que possam assessorar micro e pequenas empresas.

Segundo Orlando Chiqueto Rodrigues, coordenador do programa, pelo CRCPR e entidades contábeis do Paraná, em fevereiro de 2004 haverá inscrição para os primeiros grupos de contabilistas e o início das aulas de capacitação está marcado para março.

Curso à distância do CRCPR forma a primeira turma

Os mais de 300 alunos concluíram em dezembro o primeiro curso de educação à distância promovido pelo CRCPR e ministrado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA). Novas turmas serão ofertadas no primeiro trimestre de 2004. Além do curso Gestão da Empresa Contábil Moderna, 40h/a, haverá opção de mais dois: Planejamento Estratégico e Mulher Empreendedora. Esses cursos poderão contar pontos para o programa de educação continuada de auditores independentes. Mais informações na página: http://cursos.crcpr.org.br

Adequação ao Código Civil

Ao entrar em vigor, em 12 de janeiro de 2003, o novo Código Civil concedeu um ano para as empresas se adequarem às novas regras. O prazo termina em 11 de janeiro de 2004. As sociedades que não cumprirem a exigência podem ter sérios problemas.O alerta da diretora da Câmara de Contabilidade da Associação Comercial do Paraná, Ivone Marisa Hartman Stefan, é dirigido aos empresários e aos contabilistas.


<< Voltar