ANO 3. N.º 13 . JULHO 2003

:: A Ciência Contábil está formando um novo contabilista

Mais de 700 participantes, na sua maioria estudantes, participaram do IV Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (Cecoc), realizado de 19 a 21 de maio, no auditório do Centro Universitário Uniandrade. Organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com apoio das entidades contábeis e instituições de ensino que ministram curso de Ciências Contábeis, na capital, o evento acentuou as novas qualidades que o contabilista precisa desenvolver. "Não basta ser competente. É preciso ser socialmente responsável, criativo, coerente, justo, ético e solidário. Não basta ter um diploma. É preciso continuar estudando", sintetiza o presidente do CRCPR, Nelson Zafra.

:: O presidente Lula nega o Simples às empresas de contabilidade

Argumentando que o governo sofreria perda de arrecadação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a emenda que daria às empresas de contabilidade o direito de adesão ao sistema tributário simplificado, o Simples. A proposta, que fazia parte da Medida Provisória 107, convertida na Lei 10.684, já tinha sido rejeitada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no final do seu governo, certamente por decisão da equipe de transição. As entidades contábeis vão insistir na reivindicação.

:: Sebrae/PR e contabilistas vão combater a mortalidade das empresas

O Sebrae/PR e as entidades contábeis firmaram parceria para reduzir a mortalidade das pequenas e microempresas, cujo índice chega a 58%, nos dois primeiros anos de vida das organizações. As ações serão desenvolvidas por meio do Programa de Orientação ao Pequeno e Micro-Empresário (Próprio), vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Empreendedores do Sebrae.

:: O capítulo dos impedimentos de opção pelo regime simplificado provocou tantas contradições e restringiu de tal forma os efeitos da lei a ponto de pôr em discussão a sua existência".

:: Entrevista com o contador e presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Ney Patrício da Costa

:: Série Biblioteca do CRCPR lança mais dois títulos: o "Guia Prático para Elaboração das Demonstrações Contábeis", de Everson Luiz Breda Carlin, e o "Guia Prático do Direito Empresarial no Novo Código Civil - Aspectos Legais, Modelos e Formulários", de Nereu Ribeiro Domingues e Leonor Prado de Almeida.

Leia ainda nesta edição

:: Editorial: Tudo poderia ser mais Simples

: A mulher contabilista precisa ocupar espaços

:: Comissão seleciona trabalhos da Conferência Interamericana

:: Governo federal nega o Simples às empresas de contabilidade

:: De olho nas reformas

:: Congresso Paranaense de RH

:: II Congresso Internacional de Direito Tributário

:: CFC entrega o Prêmio Gestão Fiscal Responsável

:: Campanha vai combater a corrupção no país

:: Opinião: MAIS UMA VEZ... ATÉ QUANDO...

Notas

:: Delegacia do CRCPR em Foz do Iguaçu tem novo endereço

:: Inscrição para exame de suficiência