:: Série Biblioteca do CRCPR ganha mais dois volumes


O CRCPR acaba de lançar mais dois volumes da série Biblioteca do CRCPR. O "Guia Prático para Elaboração das Demonstrações Contábeis" trata da importância da contabilidade na divulgação das informações das empresas, procedimentos para fechamento de balanços e dos principais pontos a serem considerados pelo balanço patrimonial.

Afirma o autor na introdução: "há certas regras básicas que necessariamente devem ser observadas pelas empresas em geral para se conseguir extrair o Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis que, além de terem conteúdo e credibilidade de informação, estejam enquadrados dentro das exigências fiscais e societárias. Neste material, aproveitando a experiência em auditoria adquirida ao longo dos anos, estamos fazendo uma revisão daquilo que o profissional ligado à área contábil deveria observar quando da elaboração das peças contábeis, principalmente quanto às implicações societárias e fiscais, classificação e efeitos de lançamentos contábeis, além das necessidades básicas de controles internos".

Quem é o autor
Everson Luiz Breda Carlin é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), pós-graduado em Administração Estratégica Avançada pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE) da FAE, sócio do IBRACON, diretor de Câmara do SESCAP-PR, auditor independente, perito contábil, consultor e sócio do Grupo ZHC, autor do "Manual de Auditoria Contábil", tendo mais de vinte anos de experiência como controller e professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação.

O segundo livro é o "Guia Prático do Direito Empresarial no Novo Código Civil - Aspectos Legais, Modelos e Formulários" que tematiza as "principais alterações a que estão sujeitas, a partir de 11 de janeiro de 2003, as sociedades até então conhecidas por sociedade civil e a sociedade por quotas de responsabilidade limitada". Segundo os autores Nereu Ribeiro Domingues e Leonor Prado de Almeida, "de fato, foram substanciais as mudanças conforme revela o exame do Livro II, da Parte Geral do Novo Código, denominado "Do Direito de Empresa". Mudanças concernentes à sua natureza jurídica, denominação, gerência, formação e etc. que, se não conhecidas, poderão trazer surpresas ao empresário desavisado".

A obra, que teve colaboração de César Tadeu Dias Júnior, apresenta os seguintes tópicos: comerciante e empresário, o pequeno empresário e o novo Código Civil, sociedades simples, sociedade limitada, novas determinações para registro na Junta Comercial conforme a IN/DNRC nº 92/02, modelos de documentos e formulários e a íntegra da Lei 10.406/2002 (art. 966 a 1.195).

Os autores
Nereu Ribeiro Domingues é sócio do escritório Gaia, Silva, Rolim & Associados, contador formado pela Faculdade Católica de Administração, Econômica e Ciências Contábeis - FAE, bacharelando em Direito, pós-graduando em Controladoria pela Universidade Federal do Paraná. É professor universitário de cursos de pós-graduação na área tributária, autor de diversos trabalhos publicados nas áreas contábil e fiscal, atuou por seis anos na área de Consultoria Tributária da Price Waterhouse. Leonor M. C. Prado de Almeida é também sócia do escritório Gaia, Silva, Rolim & Associados, advogada formada pela Faculdade da USP-SP. Tem curso de especialização em gerência e administração de Recursos Humanos pela FGV-SP. Atuou como gerente jurídica na Alcoa Alumínio S/A e Wal Mart Brasil S/A, como gerente consultora para assuntos societários e comerciais na Coopers & Lybrand, Biedermann e Bordasch, e no escritório de advocacia Machado & Associados, ambos em São Paulo. Atuou, ainda, como gerente para assuntos corporativos e relações com acionistas na BCP Telecomunicações S/A.

Biblioteca do CRCPR
"Sem esquecer a sua função principal de fiscalizar a atividade contábil, o CRCPR tem buscado recursos e estratégias que ajudam a cumprir o seu papel de forma indireta", afirma o presidente Nelson Zafra. A edição de livros de conteúdo relevante aos profissionais e estudantes é uma dessas iniciativas.

Com esses dois títulos, a série Biblioteca do CRCPR, lançada no final de 2002, reúne três volumes. O primeiro é a obra "A Contabilidade de Recursos Humanos e o Capital Intelectual das Organizações", do professor da UFPR Vicente Pacheco.


<< Voltar