:: Sebrae firma parceria com contabilistas para reduzir a mortalidade das empresas


O Sebrae/PR lançou este ano o "Próprio" - Programa de Orientação ao Pequeno e Micro-Empresário (Próprio) vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Empreendedores, e o diretor-superintendente, Hélio Cadore, chamou as entidades contábeis para participar ativamente da iniciativa, ao concluir que ela só pode ter sucesso com a estreita colaboração dos contabilistas.

O objetivo do programa é reduzir o alto índice de mortalidade das empresas. Hoje, 58% das micro e pequenas empresas instituídas encerram suas atividades prematuramente ao longo dos dois primeiros anos de funcionamento.

Os contabilistas podem colaborar oferecendo informações e soluções gerenciais. "O êxito desta iniciativa, no entanto, vai depender de nova postura dos profissionais. Cada um precisa assumir o papel de assessor empresarial e agente transformador da sociedade, oferecendo a seus clientes todo o conhecimento gerencial de negócios que possui", afirma o presidente do CRCPR, Nelson Zafra.

Os dois estágios do Próprio
O programa foi estruturado para ser desenvolvido em duas etapas: a primeira é a fase do planejamento, quando deve ser analisada criteriosamente a viabilidade do negócio. A segunda é a etapa de profissionalização do empreendedor, com a colocação à sua disposição de conceitos, regras, estratégias e recursos imprescindíveis, tanto para a sobrevivência da sua empresa como para a prosperidade dela em um mercado altamente competitivo.

Convênio
Para consolidar a parceria, as entidades contábeis e o Sebrae/PR firmaram um convênio, no dia 25 de junho, e promoveram uma manhã de reflexão sobre a situação das pequenas e microempresas e reflexos para o país. No auditório do Sebrae, contabilistas participaram de duas palestras: "O contador e os desafios do século XXI", ministrada por Everson Luiz Breda Carlin; e "O Sebrae e os contabilistas, uma parceria de sucesso", por Paulo Tadeu Graciano.

Contabilista,
Você sabe quanto custa conquistar um novo cliente?
Dados estatísticos revelam que custa quatro vezes mais do que manter um já existente

Você sabia que 58% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar dois anos de atividades?
Isto significa que, de cada dez clientes que você conquista, aproximadamente seis fecham as portas antes de dois anos.

Você sabia que ainda existe contabilista que não oferece um projeto de viabilidade para seus clientes?
Um dos principais fatores da mortalidade precoce das empresas é a falta de planejamento básico do negócio.

Contabilista, o seu sucesso depende diretamente do sucesso do seu cliente! Utilizando seus conhecimentos e competências, você pode incrementar a taxa de sucesso das empresas, contribuindo assim para seu próprio desenvolvimento.

:: Reaberto posto da Junta no Sebrae, em Curitiba

Fechado desde o início do ano, o posto da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) no Sebare/PR, em Curitiba, foi reaberto em maio e vem reconquistando aos poucos a posição de segundo do estado em volume de processos, perdendo apenas para a sede. Segundo o vogal Paulo Coelho, que vem respondendo pela análise de processos no local, a reativação foi uma vitória para os profissionais da contabilidade. A unidade funciona no conjunto do Sistema Fácil do Sebrae/PR, que reúne serviços relativos à abertura de empresas de todos os órgãos públicos da cidade e do estado. Informa a funcionária Jane Olívia Andretta Cavalheiro que no posto podem ser encaminhados processos e solicitados todos os tipos de serviços oferecidos pela Jucepar.


<< Voltar