Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico Antônio Derseu Cândido de Paula

Conheça mais sobre o acadêmico da ACCPR  Antônio Derseu Cândido de Paula

O professor Antônio Derseu Cândido de Paula é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 15.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Antônio Derseu Cândido de Paula (ADCP): Concluí o curso Técnico em Contabilidade, em 1968. Quinze anos depois, concluí o Curso de Ciências Contábeis na Facisa, hoje Unioeste, em Foz do Iguaçu. Especializei-me em Contabilidade de Custos e Gerencial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Posteriormente, também concluí o curso de Direito, na Unifoz. Na década de 70, vim para o Paraná, onde fundei a De Paula Contadores Associados, atualmente com 115 colaboradores e 700 clientes e na terceira geração, já que meus três filhos e três netas ocupam cargos de direção. Na Facisa e Unioeste fui professor por mais de dez anos. Ministrei quase todas as disciplinas do curso. Atuei como coordenador e chefe de departamento e dirigi a implantação do estágio supervisionado. Participei de diversas entidades da classe, das quais destaco ter sido fundador e presidente do Observatório Social de Foz do Iguaçu. Fui presidente da Mantenedora da Uniamérica, entidade que se propunha a transformar Foz em um polo universitário, o que é hoje realidade. Ministrei palestras sobre Gestão de Processos e Automação de Escritórios em conferências, eventos da classe contábil e universidades pelo Brasil. Participei de audiências públicas na Câmara Federal, discutindo a implementação do Simples, das exportadoras de fronteiras, das lojas francas, entre outras. Fui ainda condecorado com o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu, o que muito me orgulha. Entrei na ACCPR em 2013, indicado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, pela Unioeste e pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (Sincofoz). Ocupo a Cadeira nº 15, que foi do Acadêmico Gilberto Nassif, profissional respeitado e muito atuante. Foi, e está sendo, motivo de muito orgulho participar de tão seleto grupo de abnegados contadores e contadoras do Paraná. A cada encontro que realizamos, cresce meu respeito aos colegas acadêmicos, bem como minha admiração pela contabilidade e sua importância no contexto social e econômico do país. Julgo que fiz ainda muito pouco pela Academia. Espero contribuir mais.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

ADCP: É reformular os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, que estão defasados em relação a real necessidade das competências desses profissionais. São muitas e crescentes as dificuldades, como: o mundo em evolução, a inteligência artificial avançando vertiginosamente e a formulação de normas legais que interagem na atuação do contador com ambiguidades, requerendo altos níveis de conhecimento geral para sua implementação com segurança.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

ADCP: Preparar-se para acompanhar as radicais mudanças em um mundo disruptivo. O que implica, não só no abrangente conhecimento da Ciência Contábil e normas internacionais, como também em uma gama de conhecimento em outras áreas correlatas, como tecnologia, direito e gestão de processos. Seja para atuar em pequenas empresas ou em grandes corporações. É preciso deixar que as questões burocráticas sejam robotizadas e preparar-se para oferecer aos usuários da contabilidade, informações relevantes num mundo em transformação que afeta os negócios, as organizações e os governos globalmente, em uma velocidade ímpar. Reforço que nenhum ente, de qualquer natureza, subsistirá sem informações contábeis eficazes.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

ADCP: A contabilidade será cada vez mais importante no mundo dos negócios, pois a concorrência força as entidades a serem eficientes e a possuírem informações seguras e instantâneas, sob pena de perderem competitividade. Os meios seguros de informações para os investidores são as demonstrações e relatórios contábeis. Para realizá-las é preciso profissionais preparados.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.