:: Mais de 20 mil pessoas visitaram a I Feira de Cursos e Profissões da UFPR


 

Realizada de 8 a 10 de agosto, no Campus III (Jardim Botânico), a I Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná, foi visitada por mais de 20 mil pessoas. Os freqüentadores, na sua imensa maioria estudantes em fase de escolha de profissão, assistiram palestras, conversaram com professores, visitaram os estandes e receberam o "Guia de Profissões", manual que descreve os cursos oferecidos pela UFPR. Nos estandes puderam ver livros, revistas, programas dos cursos e, no caso de áreas tecnológicas, protótipos de experiências e produtos.

Curso de Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis, com duração de quatro anos, noturno, aparece no "Guia das Profissões" como um dos mais importantes da atualidade, pelo papel da contabilidade nas organizações públicas e privadas.

Segundo o coordenador, professor Blênio César Severo Peixe, o objetivo do curso de Ciências Contábeis da UFPR é "formar profissionais capazes de gerir, produzir e analisar informações contábeis que refletem a situação econômico-financeira das organizações, e participar ativamente do processo de gestão das organizações, sejam elas empresas, públicas, privadas ou do terceiro setor".

Outro objetivo é "atender as demandas do mercado de trabalho nas áreas de auditoria, controladoria, finanças, análise de investimentos, consultoria e assessoria".

A profissão de contador
Contador é uma profissão regulamentada desde 1945 e o Curso de Ciências Contábeis da UFPR foi implantado em 1957. Dentre as principais atividades da profissão estão a de perito e auditor, parecerista independente sobre questões econômico-financeiras, planejamento e pesquisa. O contador pode exercer a função em empresas públicas, privadas e organizações do terceiro setor. Pode atuar também como controller ou prestar serviços como profissional liberal.

Qualidades profissionais
Dentre as principais virtudes, o contador precisa ter espírito de liderança, ser investigativo, comunicativo, participativo, empreendedor, adaptável às mudanças e, principalmente, ético.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o contador é desafiador e caracteriza-se como um dos mais amplos, uma vez que a informação contábil é indispensável no processo gestão das organizações e ao mundo dos negócios de um modo geral. "Mais do que fechar balanços, preencher formulários de Imposto de Renda e executar auditorias e perícias, o contador é um elo fundamental na cadeia da modernidade", afirma o professor Blênio.

O curso abre inúmeras oportunidades para aqueles que não desejarem seguir as carreiras clássicas de contador e auditor. A grade curricular, multidicisplinar, permite ao graduado em Ciências Contábeis atuar profissionalmente, por exemplo: como analista de negócios, analista de mercado de capitais, analista de investimentos ou controller.

Falsos mitos sobre a profissão

Área de atuação limitada. A idéia do profissional "guarda-livros" do passado é totalmente falsa. A área contábil atualmente é bastante ampla.

Ciências Exatas. As Ciências Contábeis fazem parte das Ciências Sociais Aplicadas. Além de produzir a informação contábil, elas respondem pela sua gestão, análise, interpretação, numa visão multidisciplinar com outras áreas.

Dificuldade de comunicação. O contador tem tanta dificuldade de comunicação quanto qualquer profissional preocupado em transmitir os resultados do seu trabalho em uma linguagem não-técnica. Ele está se aprimorando.

Fim da profissão. Não é verdade que programas de informática podem substituir o contador. Este é responsável pela concepção dos sistemas de informação contábil, pela análise de dados e elaboração dos relatórios. O computador é apenas um instrumento para facilitar o trabalho do profissional.

<< Voltar