:: Encontro de professores define parâmetros para disciplinas do curso de Ciências Contábeis


Estabelecer um referencial para os conteúdos das disciplinas técnicas do curso de Ciências Contábeis, estimular a discussão de pontos críticos do ensino-aprendizagem e promover o intercâmbio de práticas pedagógicas no ensino contábil e entre professores. Foram estes os principais objetivos do I Encontro de Professores de Ciências Contábeis de Curitiba e Região Metropolitana, realizado dias 25 e 26 de julho, no auditório das Faculdades Integradas Santa Cruz Inove, com apoio do CRCPR.

O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Estudos para Formação e Desenvolvimento Profissional formada pelos coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis de Curitiba e Região Metropolitana. Responderam pela organização, em parceria com o setor de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, os professores João Valdir Falat (Santa Cruz-Inove), Vilson José Mazutti (Unicenp), Rosenei Novochadlo da Costa (FAE) e Cláudio Nogas (Tuiuti).

É compreensível que o grande número de cursos de Ciências Contábeis (mais de 500 no país; 49 no Paraná; 16 em Curitiba e região) exponha uma certa variedade de planos curriculares, afirmam os coordenadores do encontro. Esta diversidade, no entanto, vem provocando dificuldades às instituições de ensino para compatibilizar os currículos de estudantes transferidos, sugerindo prejuízos a um padrão de qualidade desejável na formação do profissional.

Depois de analisar a problemática, os participantes do encontro sugeriram ementas básicas às seguintes disciplinas: Contabilidade Introdutória Fundamental, Contabilidade Intermediária, Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Contabilidade Societária, Contabilidade Avançada, Iniciação à Pesquisa Contábil, Teoria da Contabilidade; Auditoria Operacional, Contábil e de Sistemas, Contabilidade Financeira e Orçamento Empresarial, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Governamental para Controle Social, Contabilidade de Seguros, Contabilidade Internacional, Contabilidade Rural e Imobiliária.

As conclusões serão levadas ao encontro estadual de professores de Ciências Contábeis programado para 2004 e, num segundo momento, para fóruns de nível nacional. Não se trata de fechar as áreas de estudo, mas de buscar uma unidade referencial à formação do contabilista, argumenta o professor João Valdir Falat.

Palestras
Em vez da postura em geral carrancuda, fechada, o professor de contabilidade precisa desenvolver uma expressão mais aberta e espontânea, além de buscar recursos e técnicas que facilitem a compreensão dos conteúdos. Em síntese, foi o que ensinou, em sua palestra, o professor da Universidade de Maringá, Edmar Aparecido de Souza. Já o professor Nicolau Schwez, especialista em metodologia do ensino superior e doutorando em comunicação, falou sobre a comunicação como o grande desafio para a excelência do processo ensino-aprendizagem. "A relação ensino-aprendizagem é um processo interativo, dinâmico", definiu. Segundo ele, o velho hábito de falar, explicar, dar exemplos, usar o quadro, repetir, está superado por técnicas modernas de ensinar.

Em sua palestra, a professora Acácia Zeneida Kuenzer criticou as mudanças dos últimos tempos promovidas pelas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis, ameaçando transformá-lo em mera ponte para uma pós-graduação, sem profissionalizar adequadamente o futuro contador.

Abertura
Na solenidade de abertura, o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, sublinhou a importância da educação como a ferramenta que prepara as pessoas para o trabalho e para a vida. "Somente a aprendizagem contínua pode preparar, na sua total amplitude, o bom profissional e o ser humano integral. Nosso grande projeto é formar um contabilista com sólida base científica, para que ele possa dar conta dos desafios do seu trabalho e outros que o cercam", disse. O diretor das Faculdades Integradas Santa Cruz, José Antônio Soares, enalteceu a atitude do CRCPR de se unir à preocupação das instituições e procurar colaborar com a melhoria dos cursos de Ciências Contábeis.

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