:: CRCPR lança cursos de aperfeiçoamento e atualização para contabilistas pela internet


Estudar confortavelmente, no local e na hora que bem entender, a custos reduzidos porque dissolvidos entre muitos alunos, tendo os melhores professores e o auxílio de recursos didáticos avançados, já é possível, à distância, com os mesmos resultados do ensino presencial. A partir de outubro, os contabilistas de qualquer localidade do país terão o privilégio de fazer cursos de atualização que só têm sido ministrados, nos grandes centros. Uma condição: ter micro ligado à internet.

Buscando soluções para democratizar o acesso dos profissionais à informação contábil atualizada, o CRCPR firmou parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) para desenvolver o projeto, que já preparou o primeiro curso - "A gestão da empresa contábil moderna" - e marcou a data do início: 24 de outubro.

Sucesso comprovado
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) já ministra, em parceria com o Sebrae, o módulo "Iniciando um pequeno grande negócio", o maior curso à distância da América Latina. Atualmente, o programa, que prepara empreendedores, é "freqüentado" por 14 mil alunos. Os índices de conclusão, eficácia e satisfação dos concluintes são iguais aos dos melhores cursos presenciais.

Interesse dos contabilistas
Antes de decidir por esta modalidade de educação, o CRCPR e o IEA realizaram uma pesquisa com os profissionais paranaenses, cadastrados no "Notícias do CRCPR - Release", para saber o que eles acham da iniciativa, e, também, o que pensam da alternativa de ensino pela internet. Os resultados foram surpreendentes, como mostram os gráficos abaixo.

A gestão da empresa contábil moderna

Outro objetivo da pesquisa foi registrar os temas de maior interesse. O tema "A gestão da empresa contábil moderna" - primeiro módulo a ser ministrado - foi escolhido a partir de uma lista de mais de 260 sugestões. O módulo de 40h compreende os seguintes tópicos: marketing da empresa contábil, cálculo de custos e formação de preço, qualidade total nas empresas contábeis, empresa contábil virtual e controles de gestão.

O grande interesse pela pesquisa acima revela que a maioria dos profissionais e estudantes de contabilidade aprova cursos pela internet, já que podem flexibilizar dias e horários de aulas. Quem vive em cidades do interior, por outro lado, pode reduzir custos com deslocamento e hospedagem.

Contabilistas em geral, alunos dos cursos técnico e universitário de contabilidade e auxiliares de empresas contábeis são o público-alvo."Fatores decisivos para o lançamento dessa modalidade de curso são a adesão da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), dos sindicatos, e o fato de a maioria dos profissionais da área possuir micro e internet", afirma o presidente do CRCPR, Nelson Zafra. Tecnologicamente, a atividade contábil é uma das mais avançadas do país, por força da informatização de muitos serviços por ela realizados. Por conta disso, por exemplo, é que a Receita Federal registra um dos mais altos índices do mundo (à frente dos EUA inclusive) de entrega de Declaração de Renda pela internet.

Como são as aulas
Para acompanhar as aulas, sem pressa e sem despesas extras, os inscritos têm acesso a provedor de internet grátis. O conteúdo curricular é apresentado, como na escola convencional, em aulas. O IEA aplica o princípio pedagógico do "game" (jogo), motivando os alunos a superar os desafios. Caso as perguntas mais freqüentes não sejam respondidas no FAQ( Frequently Asked Questions),as dúvidas são dirimidas, num prazo máximo de 24h, por professores-tutores, que cobram a presença, a participação e o desempenho dos alunos. A "chamada" é feita por um sistema de gerenciamento de controle de acesso. Só recebem certificado de conclusão os aprovados nas avaliações.

As aulas são interativas. Os alunos matriculados formam uma grande sala virtual, podendo trocar informações entre si, fazer amizade, participar de chats, jogos e fóruns. Os interessados em aprofundar os pontos estudados contam com biblioteca virtual.
Inscrições

Os interessados podem se inscrever ou obter mais informação pelos sites http://cursos.crcpr.org.br, www.crcpr.org.br . Inscrições até 26 de setembro terão um subsídio oferecido pelo CRCPR de 50% e descontos especiais para indicações de amigos e matrículas da mesma empresa. O curso terá início no dia 24 de outubro.

Evolução do ensino

Nos tempos primitivos, a educação era ministrada de forma espontânea, natural e desorganizada. Nas fases seguintes, ela foi assumida pelos mais velhos, feiticeiros, curandeiros, sacerdotes, responsáveis pela iniciação dos mais jovens em práticas consideradas importantes para a comunidade.

A invenção da escrita representou um grande avanço para o ensino. Vieram depois a imprensa, o livro, os meios de comunicação de massa... As tecnologias e sistemas em geral que reproduzem a informação, combinados com a cultura e as formas de governos, foram fundamentais para o desenvolvimento do ensino, cuja explosão só veio ocorrer na era moderna.

Com a internet, o conceito de escola vem sendo alterado, renovando-se as possibilidades de democratização da educação. Mas estamos apenas no início dessa revolução.

Experiência de educação à distância

Adepto da educação continuada, o sistema CFC-CRCs (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Contabilidade) sempre viu na educação à distância uma forma prática e rápida de levar cursos de especialização e a atualização aos contabilistas. Foi experimentado um programa desta modalidade, em 2001, que deveria funcionar nacionalmente.

A experiência não vingou porque, entre outras limitações, exigia a presença dos alunos em salas que possuíssem equipamento especial para recepção de sinal. Os conteúdos eram semelhantes a palestras. Não havia, por outro lado, controle de presença, avaliação, nem interatividade. O novo programa apresentado pelo CRCPR supera todos esses problemas, vindo com o registro de ser um "case" de sucesso, com 75 mil alunos formados pelo IEA, no Sebrae.

Cases vão mostrar estratégias de gestão que criam empregabilidade

Administradores, contabilistas, economistas e outros profissionais de estratégia, planejamento, inovação, gerenciamento e prospecção de negócios terão uma oportunidade de aperfeiçoamento e checagem das novidades do mercado, na primeira semana de outubro, em Curitiba. Cerca de trinta das maiores empresas do Paraná, como Petrobrás, HSBC, Renault, Audi, Bosch, Volvo, O Boticário, Tritec e Spaipa vão exibir seus cases na terceira edição da Feira de Gestão FAE-Business.

É uma feira de conhecimento, define o diretor acadêmico de graduação e de pós-graduação da FAE, Judas Tadeu Grassi Mendes. Tanto para os profissionais que já estão no mercado como para os estudantes, será oferecido um panorama das práticas que têm garantido empregabilidade nas empresas.

"Existe uma defasagem temporal muito grande entre o que se ensina em qualquer escola do mundo e o ambiente real dos negócios", diz o professor Judas Tadeu. "Nesse aspecto, a feira passa a ser provocativa e desafiante, uma possibilidade de aferição da realidade das práticas de gestão".

Serão analisados e comparados cases de logística, roteirização, produtividade, custos e outros produtos de gestão de algumas das empresas que mais evoluíram nesses setores e que atuam no Paraná.

<< Voltar