:: FOLHA ENTREVISTA DELEGADO DO CRCPR EM CAMPO MOURÃO


Miguel Theodorovicz, delegado do CRCPR em Campo Mourão, nasceu em 21 de dezembro de 1945 em Canoinhas, Santa Catarina, filho de Miguel Theodorovicz e Anna Theodorovicz. É casado com Vera Regina Theodorovicz, psicopedagoga e orientadora educacional, com a qual tem os filhos: Luciana, professora de música; Fernanda, professora de dança; Daniela, advogada, e Miguel Gustavo, advogado; e os netos: Davi, Daniel, Isabela, Sofia, Arthur e Ana Luisa.

Folha do CRCPR – Qual é a origem do seu sobrenome e o que significa?

Miguel - Theodorovicz é originário da Ucrânia, de onde, em 1894, vieram os meus avós paternos e maternos. Vicz, (pronuncia-se vitch) significa “filho”; logo, filho de Theodoro. É como “son” no final de nomes próprios na Inglaterra e nos EUA, a exemplo de Peterson.

Folha do CRCPR – Quando o senhor se estabeleceu no Paraná?

Miguel - Em 1946, após o falecimento de meu pai, minha família mudou-se para Mallet, e, em 1954, para Campo Mourão, cidade nova e promissora (criada em 1947), onde moro até hoje.

Folha do CRCPR – E como foi sua opção pela profissão contábil?

Miguel - Iniciei a atividade profissional, em 1960, como funcionário do Escritório de José Roberto Teixeira Filho. Em 1961 passei a trabalhar no escritório do sucessor deste, Oldemar Justus e, em 1963, no escritório de Eloy Maciel, saudoso delegado do CRC, sucessor de Oldemar Justus. Portanto, mudaram os patrões, mas nunca o emprego. Em 1965, ano em que concluí o curso de Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão, fui aprovado em dois concursos: do Banco do Brasil S.A. e da Copel, tendo sido nomeado nas duas instituições, mas declinei das nomeações para exercer a contabilidade, adquirindo, em l966, um escritório em Araruna, Paraná. Em 1970, fundei a Organização Contábil Ipê S/C, com sede em Campo Mourão e sete escritórios noutras localidades. Atualmente, sou proprietário do Escritório Contheo, fundado em 1973, com sede em Campo Mourão, onde sou contabilista e advogado.

Folha do CRCPR – A advocacia veio bem depois da contabilidade?

Miguel – Fiz o curso de Direito bem depois.Concluí esse curso em 1983, pela Faculdade de Direito de Umuarama.

Folha do CRCPR – Quando o senhor ingressou em entidades de classe?

Miguel – Participei em 1975 da fundação da Associação Profissional dos Contabilistas da Região de Campo Mourão, na qual exerci diversas funções. Fui inclusive presidente da entidade na gestão 1976/1977. Tenho atuado também no Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão, onde, atualmente, sou membro do Conselho Consultivo. Atuo ainda na OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Campo Mourão, onde, atualmente, sou Tesoureiro e Conselheiro; e no Clube da Justiça da Comarca de Campo Mourão, no qual fui presidente na gestão 1997/1999.

Folha do CRCPR – Além de contabilista e advogado, o senhor exerceu outras atividades?

Miguel - Em 1968, 1972 e 1973, fui professor de Direito e Legislação, Matemática e Mecanografia, no Colégio Comercial Estadual de Araruna. Em 1980, fui professor de Direito e Legislação e Economia, no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes de Campo Mourão. Em 1984/1985, fui árbitro do Juizado Especial de Pequenas Causas da Comarca de Campo Mourão. Sou membro do Conselho Curador da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Campo Mourão e Região – Tecnocampo.

Folha do CRCPR – Como o senhor tem conciliado o exercício da contabilidade e do direito?

Miguel - São 43 anos dedicados à contabilidade, conciliados ao direito nos últimos 20 anos. O exercício das duas profissões se dá de forma harmoniosa, face às similaridades entre ambas, principalmente no uso da legislação, que, em nosso País é volumosa, complexa, extremamente dinâmica, tornando-se, às vezes, até conflitante.

Folha do CRCPR - Desde quando o senhor é delegado do CRCPR?

Miguel - Sou delegado do CRCPR desde março de 1993, por indicação do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão, após eleições, nas quais todos os filiados eram candidatos, podendo, portanto, votar e serem votados.

Folha do CRCPR – A delegacia do CRCPR dá muito trabalho?

Miguel - A Delegacia Regional de Campo Mourão compreende 13 municípios, totalizando 318 contabilistas e 96 escritórios de contabilidade (sociedades e individuais). Com tais números e com as muitas exigências dos últimos anos, tais como: Certificado de Regularidade, Declaração de Habilitação Profissional-DHP, Exame de Suficiência e a intensificação das atividades de fiscalização, é de se concluir que o volume de trabalho não é pequeno.

Folha do CRCPR – Como os contabilistas da região vêem o CRCPR?

Miguel - Os profissionais da contabilidade de Campo Mourão e região vêem a atuação do CRC, como competente, apesar da costumeira confusão das suas atribuições com as do sindicato. Eles desejariam inclusive que as ações de fiscalização fossem mais freqüentes e mais abrangentes. A atuação dos fiscais do CRC tem recebido elogios, pela competência e seriedade, aliás, como vem atuando todo o quadro de funcionários do Conselho.

<< Voltar