:: CONTABILISTAS APÓIAM INICIATIVA DO SEBRAE-PR


Para fortalecer ainda mais os vínculos com os empreendedores paranaenses, o Sebrae/PR lançou, em Curitiba, o Centro de Desenvolvimento de Empreendedores, que concentra um número maior de alternativas àqueles que procuram a instituição com a intenção de abrir um negócio. Esta nova modalidade de orientação às empresas tem a finalidade de superar dados revelados em pesquisas sobre o alto índice de fracasso das empresas. Hoje, entre 50 e 60% das micro e pequenas empresas criadas encerram suas atividades prematuramente, nos dois primeiros anos de funcionamento. Os motivos pelos quais essas empresas não têm sucesso são, muitas vezes, de ordem gerencial e não financeira.

Como os contabilistas são os profissionais que participam da vida das empresas, desde os seus primeiros passos, representantes das entidades contábeis foram convidados pelo diretor-superindentende do Sebrae/PR, Hélio Cadore, para apoiar a iniciativa. Estiveram presentes ao encontro para firmar a parceria o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Nelson Zafra; o presidente do Sescap/PR, Valdir Pietrobon; o vice-presidente de Registro do CRCPR, Orlando Chiqueto Rodrigues; o presidente do Sicontiba, Divanzir Chiminácio e o diretor do Sescap/PR, Expedito Barbosa Martins.

As entidades contábeis ainda estão estudando a melhor forma de participação dos profissionais na iniciativa do Sebrae, mas, segundo Orlando Chiqueto, ela deverá passar pela assessoria e orientação aos empresários, de forma mais acentuada no período crítico, para evitar que as empresas fechem prematuramente.

<< Voltar