:: TRANSPARÊNCIA: META DO NOVO PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO PARANÁ


Ao assumir, em janeiro de 2003, a presidência da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o representante comercial e presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais (Core), Júlio Maito Filho, prometeu provocar na instituição um duplo choque de transparência. Transparência no plano administrativo. Transparência na relação com a sociedade.

Para alcançar os objetivos, ele pretende modernizar ao máximo o órgão, utilizando todos os recursos disponíveis para facilitar e agilizar os serviços. Argumenta ele que o mundo está passando por choques de modernidade que são cada vez mais rápidos. “O portador de serviços tem que se adaptar aos novos tempos. Tem de saber que o futuro é agora. É no presente em que se determina o que vai acontecer”, afirmou.

Júlio informou que vinha desenvolvendo estudos para implantar as mudanças, inclusive para buscar a autonomia da instituição, que é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Indústria e Comércio do Estado do Paraná e ao Departamento Nacional de Registro do Comércio, órgão do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. Adiantou que as mudanças vão exigir um levantamento completo da instituição e investimentos amplos em áreas estratégicas, principalmente em informática para instalar um sistema capaz de abrir o acesso às informações, oferecer o que for possível pela internet, criar auto-serviços, abreviar prazos, desburocratizar…

Descentralização
Além da informatização, a descentralização é outra grande meta de Júlio Maito Filho. Além da sede, os serviços da Junta hoje podem ser realizados em 23 escritórios e 24 postos de atendimento, instalados nas principais cidades do estado. Esses serviços são basicamente registro, cadastramento de empresas mercantis, alteração de contrato e conferência da existência legal das firmas individuais e sociedades mercantis, de acordo com as normas do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC.

Criada pela Lei estadual nº 32, de 2 de julho de 1892, e transformada em autarquia pela Lei estadual 7.039, de 19 de outubro de 1978, a Junta Comercial do Paraná completou 110 anos no ano passado.

Recadastramento de empresas
Uma das primeiras ações do novo presidente, por determinação do novo governo do estado, foi suspender o contrato de recadastramento das empresas, realizado nos últimos meses de 2002. O recadastramento em si era justificável - tinha o objetivo de eliminar do sistema cadastros inativos, retirando-os da lista de consultas de nomes para abertura de novas firmas (a Junta tem 1,1 milhão de empresas cadastradas, mas apenas cerca de 500 mil estão ativas) – mas a forma como foi realizado é que vem sendo questionada pelo estado, disse.

Contabilistas, grandes parceiros
Ao visitarem o presidente da Junta Comercial, representantes da classe contábil foram recebidos como os principais parceiros do órgão, uma vez que são eles que fazem abertura de firmas e alterações nos contratos. Eles são os intermediários entre a Junta e as empresas. Comparando os contabilistas com os despachantes do Detran, Maito prometeu instalar uma sala para os contabilistas na Jucepar. Participaram da visita o presidente do CRCPR, Nelson Zafra; Valdir Pietrobon, presidente do Sescap/PR, e o diretor Expedito Barbosa Martins; Divanzir Chiminácio, presidente do Sicontiba.

Pesquisa de satisfação
Júlio Maito Filho solicitou sugestões aos contabilistas e a todos os segmentos de usuários para seus planos de mudanças na Junta Comercial do Paraná. Entrando, a propósito, na página (www.pr.gov.br/jucepar), pode-se responder a uma pesquisa de satisfação em relação aos serviços do órgão.

Novos vogais
O quadro de vogais da Jucepar, formado por 20 membros de categorias profis-sionais, também foi renovado. Indicados pela classe contábil, assumiram o contador Paulo Júlio Coelho de Lima, efetivo, e Maurício Fernando Cunha Smijtink, como suplente.

Cabe aos vogais analisar e aprovar os processos de constituição e alteração de empresas – um serviço que sofreu acúmulo, nos dois primeiros meses do ano, em razão das férias, das dificuldades de adaptação dos vogais e do novo Código Civil. Segundo Paulo Coelho, muitos projetos estão voltando porque não estão seguindo as normas e conceitos do código.

O Departamento Nacional de Registro de Comércio, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, coloca à disposição do público, na sua página (www.dnrc.gov.br) as alterações constantes do novo Código Civil. O código, que entrou em vigor no dia 12 de janeiro, traz muitas novidades que afetam a atividade contábil e empresarial, exigindo atualização dos profissionais e empresários.

O Sebrae/PR também publicou um manual, em linguagem bem acessível, com as mudanças do Código Civil. Tanto esse manual quanto o Código Civil estão disponíveis para download na página do CRCPR (www.crcpr.org.br).

O Sescap/PR e o CRCPR, com apoio da Fecopar e dos sindicatos contábeis, ofertou aos profissionais, um curso prático de elaboração de contratos sociais, com base no novo código. Uma teleconferência sobre o mesmo tema foi transmitida, no dia 18 de março, para quase uma centena de cidades paranaenses. O palestrante foi o contador Valdir Oripka Milicio, pós-graduado em direito societário, consultor contábil financeiro e um dos mais experientes funcionários da Junta Comercial do Paraná.

<< Voltar