Curitiba, 27 de janeiro de 2010.

Contabilistas prestigiam a posse de
Ardisson Akel na Junta Comercial do Paraná

Representados por várias entidades da classe, os contabilistas, principais usuários da Junta Comercial do Paraná, prestigiaram a posse do novo presidente da entidade, Ardisson Naim Akel, dia 20 de janeiro, às 19h, em Curitiba. “A Junta Comercial vai estar sempre aberta para o trabalho dos contabilistas procurando valorizar e agilizar e, principalmente buscando trazer modernidade”, disse Ardisson Akel, indicado pelo governador Beto Richa. Seu mandato vai até o final do governo do estado.

Naim Ackel é curitibano, tem 67 anos, e é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas...

Leia mais

Inscrições para o Exame de Suficiência
vão até 11 de fevereiro

A primeira edição de 2011 do Exame de Suficiência da área contábil está com inscrições abertas até 11 de fevereiro. As provas, para técnicos em contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis, serão aplicadas, em todo o Brasil, no dia 27 de março, no mesmo horário: das 8h30 às 12h30, horário de Brasília-DF.

O Conselho Federal de Contabilidade, instituição responsável pela realização do exame, conforme a Lei nº 12.249/2010, contará com os serviços da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) na aplicação. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação - www.fbc.org.br - e, ainda, nos endereços eletrônicos dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de cada estado, mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00.

De acordo com a retificação do Edital do Exame de Suficiência nº 01/2010 - publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de dezembro de 2010, na Seção 3 e página 213 -, somente poderão se inscrever no exame candidatos que tenham efetivamente concluído, ou que venham a concluir até a data da prova, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Leia mais

CFC promove alterações no
Código de Ética Profissional da classe

Em dezembro último, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alterou dispositivos do Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) - Resolução CFC n.° 803/96 -, por meio da Resolução CFC n.° 1.307/10. Segundo o novo texto, o CEPC passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). Além da mudança do nome, foram definidas novas regras de conduta profissional ajustadas à nova legislação da profissão – Lei 12.249/2010 - e às novas realidades. O objetivo é que os profissionais ajam com excelência técnica observando os Princípios de Contabilidade e as Normas de Contabilidade, agora ajustadas ao padrão internacional.

Leia mais

Vá ao VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
e indique Foz do Iguaçu para sediar o IX

"Mulher: conhecimento, criatividade e leveza" é o lema do VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, programado para os dias 19, 20 e 21 de maio de 2011, em Caldas Novas, Goiás. O objetivo é discutir temas contábeis e de interesse geral, com enfoque no universo feminino, como "Brasil rumo à Convergência", "A arte da leveza", "Empreendedorismo: a importância do profissional contábil no sucesso das organizações", "Palestra Tributária", "Gestão feminina na era da oportunidade", entre outros. Haverá ainda peça de teatro e festa temática.

Leia mais

Entidades contábeis pedem o
fim da exigência a microempresas de
arquivos magnéticos anteriores a 2010

Secretaria da Fazenda promete estudar o caso

As microempresas não têm condições de apresentar informações de anos passados à Receita Estadual do Paraná. Por causa das pendências, muitas dessas empresas, que nem existem mais, podem ser baixadas. Outras em atividade encontram dificuldades de obter certidões. Diante disso, líderes da contabilidade solicitaram ao secretário da Fazenda, Luís Carlos Hauly, a isenção de exigências às empresas...

Leia mais

Governo do estado convida entidades para tornar o Paraná mais competitivo

O Governo do Estado está ampliando o debate sobre a reformulação da política de incentivos fiscais com representantes do setor produtivo. Presidentes e representantes de diversas federações, associações e entidades de classe mais secretários municipais de Indústria e Comércio dos municípios-sede das 22 regionais do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba participaram na manhã do dia 26 de um encontro na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba...

Leia mais

OPINIÃO

Retrospectivas e perspectivas


A economia brasileira foi bem em 2010: registra um dos mais altos índices de crescimento da sua história. Tanto que centenas de milhares de micro e pequenas empresas romperam a barreira do teto de enquadramento no Simples Nacional. Como "prêmio", serão excluídas do regime, forçadas a optar por outro em que arcarão com uma carga tributária assustadora...

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS
DATA
CIDADE
TEMAS
01-fev
CURITIBA
Fechamento de Balanço
11-fev
CURITIBA
A RESCISÃO CONTRATUAL COM ENFOQUE NAS DISPOSIÇÕES DA PORTARIA 1620/10 (HOMOLOGNET)
18-fev
CURITIBA
SPED FISCAL ICMS/IPI E A NOTA FISCAL ELETRÔNICA
23-fev a 24-fev
CURITIBA
A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA NA PRÁTICA: VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO?

Pós Graduação de CONTABILIDADE E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO na PUCPR

“Olá! Venha fazer a Pós Graduação de CONTABILIDADE E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO na PUCPR. Com certeza, esta Especialização complementará a sua formação e lhe dará condições de atuar com autonomia e competência na área de contabilidade. Entre no nosso site: www.pucpr.br acesse – Especializações – Presencial - Negócios – Contabilidade e Sistemas de Apoio à Decisão e conheça nossas disciplinas e o corpo docente e você notará a diferença do que estamos oferecendo a você.

Periodicidade do Curso: Quinzenal
Custo: 20 parcelas de R$498,00
Público: Profissionais que se correlacionam direta ou indiretamente com a Contabilidade, graduados e não graduados em Contabilidade.

Qualquer dúvida entrar em contato com Profª Luci por e-mail luci.michelon@pucpr.br ou pelo telefone (41) 9104-4159.

Seminário sobre Escrituração Fiscal Digital, em Maringá

No seminário sobre Escrituração Fiscal Digital, realizado dia 25 de janeiro, das 8h30 às 17h30, no auditório da Receita Federal do Brasil, em Maringá, foram arrecadados 150 quilos de alimentos para o Lar dos Velhinhos Sociedade Beneficente. Iniciativa do CRCPR em parceria com a Receita Federal e a Central Soft Informática e New Informática Ltda. Entre os presentes, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR Maurício Gilberto Cândido, o delegado do CRCPR em Maringá e região Glicério Rampazzo e o delegado do CRCPR em Loanda e região José Roberto Alamino.