Curitiba, 23 de dezembro de 2010.

Empresas contábeis ganham
sistema exclusivo de orçamentos e custos

Um dos destaques da II Assembléia do Conselho de Representantes da Fenacon, edição de 2010, realizada entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro em Brasília, foi a apresentação do ORCA, sistema de orçamentos e custos para empresas contábeis, uma solicitação da Fenacon ao Contabilidade na TV.

A Fenacon sempre teve o desejo de ter um sistema de orçamentos para empresas contábeis e durante anos lutou por isso. Agora o ORCA cumpre o objetivo disponibilizando um software que mostra aos empresários contábeis os seus custos mínimos, evitando desta forma a concorrência desleal, com valores muito abaixo dos honorários de mercado. O ORCA serve para valorizar a classe contábil e possibilita inclusive a verificação de custos do cliente atual, além do orçamento.

Leia mais

Contabilistas descobrem as
vantagens da educação à distância

Inaugurado em novembro último com dois cursos - Mudanças de Práticas Contábeis no Brasil com a Lei 11.638/07 e Contabilidade Gerencial: instrumento de decisão – o Programa de educação à distância +Saber Contábil já tinha mais de 260 inscritos até o dias 14 de dezembro: a cada dia 10 e 25 do mês começam novas turmas.

Leia mais

Sincolon elege a primeira mulher presidente

O Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon) elegeu a primeira mulher presidente. O pleito aconteceu no dia 23 de novembro. Encabeçada pela contabilista Danielle Cavalcanti Frank a chapa 1 venceu com uma diferença de 34 votos a chapa adversária.

As raízes do sindicato foram plantadas em 1963 com a Associação dos Contabilistas de Londrina...

Leia mais

Presidente do CRCPR, Paulo Caetano,
lança proposta de inviolabilidade
dos escritórios de contabilidade

Segundo o presidente do CRCPR Paulo Caetano, “nos últimos tempos, nós contabilistas, temos visto as nossas responsabilidades aumentarem sem que, em contrapartida, tenhamos sido contemplados com garantias e direitos de quem exerce uma atividade socialmente importante. Temos visto total falta de respeito a profissionais, com seus escritórios invadidos a qualquer hora, seus trabalhos violados, sem cumprimento mesmo da lei comum”.

Leia mais

Receita divulga regras sobre o
Programa Gerador da Declaração de
Serviços Médicos e de Saúde (Dmed 2011)

A Secretaria da Receita Federal do Brasil aprovou o Programa Gerador da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (PGD Dmed 2011) que  deverá ser utilizado para apresentação das informações relativas ao ano-calendário 2010, bem como das informações relativas ao ano-calendário 2011 nos casos de extinção de pessoa jurídica decorrente de liquidação, incorporação, fusão ou cisão total. O programa estará disponível, a partir de 3 de janeiro de 2011, no sítio da RFB.

A Dmed 2011 será apresentada pela matriz da pessoa jurídica, contendo as informações de todos os seus estabelecimentos. A assinatura digital, efetivada mediante certificado digital válido, é obrigatória para a transmissão da Declaração. O PGD Dmed 2011 gera um arquivo contendo declaração em condições de transmissão à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Cada arquivo gerado conterá somente uma declaração. Durante a transmissão, a Dmed 2011 será submetida a validações que poderão impedir sua entrega.

Leia mais

Fecopar está comemorando 30 anos

Criada em 15 de novembro de 1980, a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) está comemorando 30 anos. A Carta Sindical da federação – documento, na época, obrigatório para que uma entidade pudesse funcionar - foi expedida em 29 de dezembro de 1.981, pelo Ministério do Trabalho. Como parte da festividade, a entidade está lançando uma nova logomarca, mais representativa da sua identidade, história e realidade. A imagem congrega os 17 sindicatos filiados, exibidos por estrelas dispostas no mapa do Paraná de acordo com a sua localização geográfica.

Foram fundadores da entidade Gedião Túlio, Paulo Domingues de Assis, Lourival Camargo dos Santos, Walter Diedrichs, Décio Mertz, Adão Loureiro, Kiyti Hatori, Dinoh Eundsinski, José Darci dos Santos, Jair Lombardo, José Darcy dos Santos, Eloi Nunes Ferreira, José Carlos Madalozzo, Mauro Conchesso de Vitro, Walter Hey, José Gomes Ferreira, justamente os componentes da primeira diretoria, presidida por Gedião Túlio que cumpriu o mandato de 1980 a 1982; a segunda foi presidida por Paulo Domingues de Assis, gestão 1982/1985. Kiyti Hator respondeu pelas gestões de 1985 a 1988/ 1988 a 1991, Expedito Barbosa Martins de 1991 a 1994, Edson Sadao Imoto de 1994 a 1996, Altevir Burbello de 1997 a 2002, Antônio Carlos Doro de 2002 a 2007. Divanzir Chiminacio, é presidente desde 2008.

Leia mais

OPINIÃO

Retrospectivas e perspectivas


A economia brasileira foi bem em 2010: registra um dos mais altos índices de crescimento da sua história. Tanto que centenas de milhares de micro e pequenas empresas romperam a barreira do teto de enquadramento no Simples Nacional. Como “prêmio”, serão excluídas do regime, forçadas a optar por outro em que arcarão com uma carga tributária assustadora.

Leia mais...