Curitiba, 2 de dezembro de 2010.

Presidente do CRCPR, Paulo Caetano,
lança proposta de inviolabilidade
dos escritórios de contabilidade

“Nos últimos tempos, nós contabilistas temos visto as nossas responsabilidades aumentarem sem que, em contrapartida, tenhamos sido contemplados com garantias a direitos de quem exerce uma atividade socialmente importante. Temos visto total falta de respeito a profissionais, com seus escritórios invadidos a qualquer hora, seus trabalhos violados, sem cumprimento mesmo da lei comum”, diz o presidente do CRCPR Paulo Caetano.

Ele encabeça um movimento nacional, que envolverá as entidades contábeis, de modo particular o Conselho Federal de Contabilidade e a Fenacon- Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas para elaborar proposta de inviolabilidade dos escritórios de contabilidade e encaminhá-la ao Núcleo Parlamentar de Estudos Contábeis e Tributários do Congresso Nacional. O objetivo final é que a matéria seja inserida no corpo da Lei de Regência da profissão contábil, a 9295/46, recentemente atualizada por meio da Lei 12.249/2010, que traz entre outras novidades a obrigatoriedade do exame de suficiência para exercício da profissão contábil.

Leia mais

Primeiro exame de suficiência de 2011
será dia 27 de março

O Conselho Federal de Contabilidade marcou para 27 de março de 2011 o primeiro exame de suficiência regido pela Lei 12.249/2010, que alterou o Decreto-Lei 9295/46. As inscrições serão efetuadas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br) e nos sites dos Conselhos Regionais de Contabilidade de cada estado, no período de 10 de janeiro de 2011 a 11 de fevereiro de 2011. As provas serão aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), nas mesmas datas e hora em todo o território nacional. A relação dos aprovados será divulgada até 60 dias da data do exame.

Leia mais

Participe de pesquisa sobre a
contabilização de bens de uso comum

Com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público pelo Conselho Federal de Contabilidade, os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doação, devem ser incluídos no ativo não circulante da entidade responsável pela sua administração ou controle, estejam, ou não, afetos a sua atividade operacional. A mensuração dos bens de uso comum será efetuada, sempre que possível, ao valor de aquisição ou ao valor de produção e construção.

Segundo o disposto no art. 99 do Código Civil brasileiro, são bens públicos de uso comum do povo os rios, mares, estradas, ruas e praças, entre outros, inalienáveis enquanto conservarem a sua qualificação (art. 100), podendo ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem (art. 103).

A pesquisa – duração de cerca de cinco minutos - é realizada pelos professores  Diana Vaz de Lima – UnB, Erivan Ferreira Borges e Maurício Corrêa da Silva, ambos da UFRN. As respostas serão tabuladas e tratadas em conjunto, de forma que não haverá, em hipótese alguma, identificação dos respondentes.  Acesse o link: https://www.surveymonkey.com/s/contabilizarbenscomuns

EBS Sistemas é uma das melhores
empresas para se trabalhar no Paraná

A EBS Sistemas está entre as 20 melhores empresas paranaenses para se trabalhar. O reconhecimento é fruto do estudo realizado pelo instituto Great Place to Work. Foi a primeira vez que empresas do Paraná tiveram suas práticas de recursos humanos avaliadas e classificadas em um ranking. A EBS Sistemas ficou na 12ª colocação.

Leia mais

Programa Mais Saber Contábil

O presidente do CRCPR, Paulo Caetano, tem uma mensagem para você sobre o Programa +Saber Contábil

Veja o vídeo

OPINIÃO

Tropa de Elite III


O cenário no Rio de Janeiro, com tanques nas ruas, helicópteros no ar, homens armados, tiroteios, mortos e feridos, veículos incendiados, e a população acuada, aterrorizada, reúne ingredientes para mais uma edição de Tropa de Elite, mas que nem precisa ir à telona porque já estamos vendo tudo na telinha, ao vivo: os jornais televisivos batem recordes de audiência.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS
DATA
CIDADE
TEMAS
3-dez
PARANAVAÍ
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
6-dez
UNIÃO DA VITÓRIA
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
7-dez
GUARAPUAVA
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
8-dez
PATO BRANCO
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
9-dez
FRANCISCO BELTRÃO
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
10-dez
SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
13-dez
CAMPO MOURÃO
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
14-dez
UMUARAMA
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
15-dez
TOLEDO
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
16-dez
FOZ DO IGUAÇU
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
17-dez
CASCAVEL
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital

I Encontro do Curso Técnico em Contabilidade
do colégio estadual Vicente Rijo de Londrina

Conselheiro João Antônio Alves Batista (3º a partir da direita) ministrou palestra, dia 25 de novembro, às 19h, no I Encontro do Curso Técnico em Contabilidade do colégio estadual Vicente Rijo de Londrina. Ele falou aos alunos e professores sobre as perspectivas da profissão contábil diante da alteração das legislações.

Dia da Saúde do Contabilista em Londrina

Profissionais de Londrina e região participaram dia 19 de novembro do Dia da Saúde do Contabilista, tendo a oportunidade de fazer exames como auditivo, aferição da pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e massoterapia. Iniciativa do CRCPR e Sindicato dos Contabilistas de Londrina em parceria com o Sesc. O objetivo principal foi alertar sobre problemas de saúde, conscientizar e prevenir.

"Adesivaço"

“Adesivaço” foi o nome da campanha que o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Cascavel, o CRCPR, o Sincovel e o SESCAP local realizaram em Cascavel, dia 26 de novembro, das 11 às 14 horas, colando adesivos em veículos e distribuindo folders sobre a Campanha Tributo à Cidadania – Nossas crianças podem ter um futuro melhor, lembrando que doações de imposto de renda devido podem ser feitas até 30 de dezembro. Representou o CRCPR o conselheiro Jovane dos Santos Borges.