Curitiba, 16 de setembro de 2010.

PUCPR comemora o Dia do Contador com palestras

CRCPR prestigia a iniciativa

Antecipando as comemorações do Dia do Contador – 22 de setembro -, a Coordenadoria de Ciências Contábeis da PUC-PR reuniu, na última terça-feira, 14, às 19h15, os alunos de contábeis para assistir à palestra de Guto Zafalon sobre o tema “O Contador e o Marketing Pessoal & Relacionamento”. Prestigiaram a iniciativa, entre as autoridades, a vice-presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Narciso Doro.

Leia mais

Como esperado,
o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista
tem mais de 400 inscritos

As inscrições encerraram ontem, dia 15, definindo o perfil dos participantes: a exemplo dos encontros anteriores, a imensa maioria é mulher que atua na atividade contábil como profissional ou professora, havendo também um bom número de estudantes de Ciências Contábeis. O evento, dias 23 e 24 de setembro, no Iate Clube de Londrina...

Leia mais

A contabilidade dos partidos políticos

Os partidos políticos, pessoas jurídicas de direito privado, são entidades criadas com o objetivo de assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo, e defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.

Evidentemente, eles devem, também, e, principalmente, respeitar, cumprir e defender o princípio da legalidade expresso na mesma Constituição.

A Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos partidos políticos, contempla, nos artigos 30 a 37, a regulamentação das suas finanças, bem como a obrigatoriedade de manterem registros contábeis de todas as operações realizadas.

Leia mais

As 13 dicas essenciais sobre nota fiscal eletrônica

Criada em 2005 e válida em todos os Estados brasileiros, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) chegou para desembaraçar a relação entre Fiscos e contribuintes

Priscila Lima

Criada em 2005 e válida em todos os Estados brasileiros, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) chegou para desembaraçar a relação entre Fiscos e contribuintes. Com a proposta de reduzir custos de impressão e aquisição do documento fiscal, permitir o acompanhamento do trânsito das mercadorias e facilitar consulta das notas pela internet, a novidade pode se tornar uma armadilha para os mais incautos.

Leia mais

OPINIÃO

Saúde em estado crítico


Pelo que estamos ouvindo nos programas e debates eleitorais, os grandes problemas do país estarão resolvidos a partir do ano que vem com novos governos e legisladores. Há uma distância muito grande, porém, entre as promessas de campanha e a viabilidade de realização de muitas delas. Fiquemos com um tema, considerado um dos mais urgentes: a saúde...

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS
DATA
CIDADE
TEMAS
21-set
CASCAVEL
Atividade Imobiliária (Construtoras e Loteadoras): Legislação e Aspectos Práticos para Pequenas e Médias Empresas (Ênfase em Sociedades Limitadas)
22-set
UNIÃO DA VITÓRIA
Nota Fiscal Eletrônica
23-set
CURITIBA
17º Seminário Sobre as Alterações Tributárias
24-set
CURITIBA
Perícia Contábil
28-set
CURITIBA
Escrituração Fiscal / ICMSPR - Principais Conceitos e Operações (Teoria e Prática)
28-set
LONDRINA
Atividade Imobiliária (Construtoras e Loteadoras): Legislação e Aspectos Práticos para Pequenas e Médias Empresas (Ênfase em Sociedades Limitadas)
29-set
CURITIBA
As IFRS e a Contabilidade de Pequenas e Médias Empresas - Novas Determinações
27-out
CURITIBA
Normas Brasileiras de Contabilidade - Alterações Decorrentes da Lei nº 11.638/07 (e Lei nº 11.941/09): Tópicos Relacionados às Pequenas e Médias Empresas
29-out
CASCAVEL
Escrituração Fiscal / ICMSPR - Principais Conceitos e Operações (Teoria e Prática)

SBTCont - I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade

Cidade: Curitiba / Paraná
Local do evento:
Auditório do Setor de CCSA da UFPR
Data: 15 e 16 de outubro de 2010

Saiba mais

PESQUISA

Participe da pesquisa Auditoria Interna: Aplicação das Norma e do Código de Ética

A Faculdade Metropolitana de Maringá – UNIFAMMA solicita a sua colaboração para a realização da pesquisa sobre auditoria interna realizada pela aluna DEBORA DE SOUZA CAVALINI, sob orientação da professora SIMONE CRIVELARO, como trabalho de conclusão de curso.

Clique aqui e responda o questionário e envie para simonecrivelaro@unifamma.edu.br ou simonecrivelaro@hotmail.com