Curitiba, 2 de setembro de 2010.

X Cecoc deve reunir pelo menos 2,4 mil participantes

Programado para os dias 27 e 28 de setembro, no Teatro Positivo, o X Ciclo de Estudos Cont¾is de Curitiba – maior evento contábil do estado em número de participantes – deve reunir nessa edição pelo menos 2,4 mil participantes, a imensa maioria estudantes de cursos de Ciências Cont¾is. Segundo a comissão organizadora, formada pelos professores Luiz Carlos de Souza, Marcos Aurélio Custódio, Cláudio Nogas, Érico Eleutério da Luz e Roberto Marcos Navarro, mais inscrições teria se existisse nas instituições de ensino superior ambiente para megaeventos. O maior auditório é o da Unicenp, que na oitava edição reuniu 2,2 mil pessoas.

Leia mais

Candidatos do PV entregam propostas
do partido ao presidente do CRCPR

O candidato do PV ao governo do Paraná, Paulo Salamuni, acompanhado do candidato ao Senado do mesmo partido, Rubens Hering, visitou hoje, 2, a direção do CRCPR, entregando ao presidente Paulo Caetano documento com as propostas do partido ao governo do Paraná. Recebidos, além do presidente do CRCPR, pela vice-presidente Lucélia Lecheta...

Leia mais

Ciclo de palestras sobre NF-e
deve arrecadar mais de seis toneladas de alimentos

Fruto de parceria entre a Receita Estadual do Paraná e o CRCPR, o ciclo de palestras sobre Nota Fiscal Eletrônica, que vem sendo ministrado desde o começo de agosto, deve registrar ao final a participação de mais de 2.500 pessoas e arrecadar mais de seis toneladas de alimentos. A única exigência para inscrição é a doação de alimento não-perecível. Ministrada por auditores fiscais da Receita Estadual do Paraná, a palestra...

Leia mais

Inscrições para o IV Encontro Paranaense da Mulher
Contabilista encerram dia 10 de setembro

Faltando 21 dias para o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, dias 23 e 24 de setembro, no Iate Clube de Londrina, diminui também o prazo para fazer inscrição: termina dia 10 de setembro. Considerando que na próxima semana tem o feriado de 7 de setembro, o tempo é mais curto ainda. As inscrições são feitas no site do CRCPR...

Leia mais

Agência de Rendas de Curitiba tem novo horário

Com o objetivo de melhorar os serviços prestados aos contribuintes, a Agência de Rendas de Curitiba, 1ª Delegacia Regional da Receita, adotou um horário diferente das demais agências - 8h30 às 18 horas ininterruptamente. A maioria dos serviços e informações da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, no entanto, está disponível no site www.fazenda.pr.gov.br

CVM altera instrução que baliza os balanços

O objetivo dessa alteração é estabelecer que as demonstrações contábeis consolidadas a serem apresentadas a partir do exercício de 2010

 A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou ontem a Instrução CVM nº 485/10, que altera a Instrução CVM nº 457/07, referente à elaboração e à divulgação das demonstrações financeiras consolidadas, com base no padrão contábil internacional emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB).

O objetivo dessa alteração é estabelecer que as demonstrações contábeis consolidadas a serem apresentadas a partir do exercício de 2010, em International Financial Reporting Standards (IFRS), sejam elaboradas com base nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Quando a Instrução CVM nº 457 foi editada, em 2007, o CPC não havia ainda emitido o conjunto de pronunciamentos alinhados com as normas internacionais de contabilidade. Hoje, com a emissão dos pronunciamentos e com a aprovação expressa da CVM, o processo está substancialmente concluído.

A Instrução também estabelece que a adoção de novas IFRS, com vigência antecipada permitida pelo IASB, ou a adoção de alternativas previstas, está condicionada à prévia aprovação em ato normativo da CVM.

A última alteração realizada pela CVM foi a da colocação de audiência pública para mudança da Instrução CVM nº 483/10

OPINIÃO

Cada macaco no seu galho


A polêmica estatização x privatização merece ser avaliada como um resíduo do confronto histórico entre as duas grandes ideologias – capitalismo e comunismo/socialismo - que propuseram soluções para problemas inarredáveis como a produção e a distribuição das riquezas, a divisão do trabalho, a propriedade, a livre iniciativa, etc.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS
DATA
CIDADE
TEMAS
31-ago
LONDRINA
Escrituração Fiscal / ICMSPR - Principais Conceitos e Operações (Teoria e Prática)
2-set
LONDRINA
Nota Fiscal Eletrônica
14-set
CURITIBA
Atividade Imobiliária (Construtoras e Loteadoras): Legislação e Aspectos Práticos para Pequenas e Médias Empresas (Ênfase em Sociedades Limitadas)
21-set
CASCAVEL
Atividade Imobiliária (Construtoras e Loteadoras): Legislação e Aspectos Práticos para Pequenas e Médias Empresas (Ênfase em Sociedades Limitadas)
22-set
UNIÃO DA VITÓRIA
Nota Fiscal Eletrônica
23-set
CURITIBA
17º Seminário Sobre as Alterações Tributárias
28-set
CURITIBA
Escrituração Fiscal / ICMSPR - Principais Conceitos e Operações (Teoria e Prática)
28-set
LONDRINA
Atividade Imobiliária (Construtoras e Loteadoras): Legislação e Aspectos Práticos para Pequenas e Médias Empresas (Ênfase em Sociedades Limitadas)