Curitiba, 1 de julho de 2010.

Encontro Paranaense da Mulher Contabilista
chega à 4ª edição com a meta de reunir
mais de 400 profissionais em Londrina

Mais de oito mil mulheres trabalham com atividade contábil no Paraná. No país, elas passam de 154 mil, representando 37 % da classe, que já foi predominantemente masculina. Esta realidade permite à Comissão Paranaense da Mulher contabilista prever que pelo menos 400 profissionais vão participar do IV Encontro...

Leia mais


Sped Contábil: tema de três edições de chat

Inaugurado em 10 de junho, o chat CRCPR-EBS Sistemas já está na sua quarta semana. Nas três primeiras, o tema em análise foi Sped Contábil. Hoje, os consultores se colocaram à disposição dos contabilistas para esclarecer pontos sobre o Regime Transitório de Tributação (RTT) e Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont).

Leia mais

Mais 68 atividades são obrigadas a emitir NF-e

Pela adequação, as empresas terão de substituir a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A pela NF-e modelo 55.

A partir de 1º. de julho mais 68 códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) serão obrigadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), um dos três pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A lista consta no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Leia mais

I Congresso de Informação de Custos e
Qualidade do Gasto no Setor Público

Será realizado, no período de 31 de agosto a 02 de setembro de 2010, na sede da ESAF-DF  o I Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. O evento dará continuidade às ações de estímulo à criação e consolidação de um ambiente de inovação e cooperação focado no desenvolvimento e implantação de um modelo de sistema de informação de custos para o governo federal.

Leia mais

 

 

Entrega da DIPJ prorrogada para 30 de julho

O secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo, acaba de assinar a Instrução Normativa 1.051, que prorroga para 30 de julho o prazo de entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2010), que terminaria ontem, 30 de junho. Até às 15 h foram entregues 1.026.668 declarações. A expectativa do órgão é receber este ano cerca de dois milhões de declarações.

A medida foi tomada para evitar transtornos para os contribuintes, já que um grande número de empresas deixou para os últimos dias a obtenção da Certificação Digital junto às autoridades certificadoras ou a solicitação de Procuração Eletrônica à Receita. A IN será publicada no Diário Oficial de amanhã.

Prorrogado até 30 de julho o prazo
para auditores independentes comprovarem
o programa de educação continuada em IFRS

 


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou em 16/06/2010 a Deliberação N° 630/10, que prorroga, até 30 de julho de 2010, o prazo para a comprovação mínima do programa de educação continuada em IFRS dos auditores independentes, prevista na Deliberação CVM nº 570/2009.

Leia mais

Informativo Fisco Contábil Lazarotto - Síntese Semanal

Clique aqui para mais informações

OPINIÃO
Salto de qualidade

Uma Copa do Mundo está sempre sujeita a imprevisibilidades, zebras, como a eliminação precoce de países de tradição no futebol, como acabamos de ver com a Itália e a França que, abatidas, se despediram antes do esperado da África do Sul.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS

DATA

CIDADE

T E M A S

13-jul
MARINGÁ
Curso - Normas Brasileiras de Contabilidade - Alterações Decorrentes da Lei nº 11.638/07 (e Lei nº 11.941/09): Tópicos Relacionados às Pequenas e Médias Empresas
27-jul
CASCAVEL
Curso - Normas Brasileiras de Contabilidade - Alterações Decorrentes da Lei nº 11.638/07 (e Lei nº 11.941/09): Tópicos Relacionados às Pequenas e Médias Empresas

https://www.crmpr.org.br/fotos/fotos/d1920ce66a.jpg

 

Estão abertas as inscrições para a 21.ª edição do Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica do Conselho de Medicina, cujo tema em 2010 é “O papel da ética no enfrentamento das grandes epidemias e catástrofes”. O concurso é aberto aos brasileiros, independente de formação ou profissão, e os trabalhos podem ser encaminhados via serviço postal ou entregues na sede do Conselho de Medicina em Curitiba ou em suas Delegacias Regionais até 31 de agosto, às 18h.


As monografias terão de ser inéditas e poderão ter mais de um autor. O conteúdo deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), contendo no mínimo 35 mil e máximo de 55 mil caracteres, podendo conter material ilustrativo. O trabalho classificado em primeiro lugar recebe prêmio de R$ 5 mil e certificado pela contribuição à atividade médica. Ao segundo lugar, se escolhido, caberá premiação de R$ 2 mil, além de certificado. Poderá ainda ser conferida “menção honrosa” a outros trabalhos, conforme decisão da Comissão Julgadora, composta pelos médicos Iseu Affonso da Costa, representante da Academia Paranaense de Medicina, João Gualberto de Sá, representante da Associação Médica do Paraná e pelo conselheiro do CRMPR, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.


O resultado da comissão julgadora será apresentado até 30 de setembro, sendo que a premiação ocorrerá durante os festejos do Dia do Médico, em outubro. Com a finalidade de contribuir com a ciência, a Medicina e a sociedade, os trabalhos poderão ser publicados nos meios de comunicação do CRMPR, como a Revista Arquivos e site do Conselho.


Clique
aqui e leia a Resolução CRMPR n.º 159/2008, que regulamenta o concurso.