Curitiba, 13 de maio de 2010.

Encerradas as inscrições para a
15ª Convenção: agora, só no local

Encerrado ontem, 12, o prazo para inscrição na 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções de Cascavel, com sorte, ainda será possível encontrar vaga, mas somente no local, no dia do evento.

Leia mais

Toma posse a nova diretoria do
Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão

Tomou posse, no último dia 7, a nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (Sinconcam) para o biênio 2010/2011. A solenidade foi no Buffet Versalhes. Assumiu a presidência o contabilista Alberto Barbosa, com muita disposição e idéias: ele pretende dar continuidade aos bons projetos iniciados pelo seu antecessor, investir em educação através de cursos de atualização e fazer o melhor pelos contabilistas de Campo Mourão e região.

Leia mais



CRCPR vai entregar título de
Contabilista Emérito durante a Convenção


Durante a 15ª Convenção Estadual dos Contabilistas do Paraná, na próxima semana, em Cascavel, o CRCPR vai entregar o título de “Contabilista Emérito do Paraná” a profissionais escolhidos pelas entidades de classe e pelos participantes do evento. O título, entregue sempre por ocasião das convenções, foi instituído para homenagear aqueles que se destacam nas atividades profissionais ou científicas, educacionais, culturais, políticas e sociais contribuindo de alguma forma para a valorização da profissão contábil e as melhorias sociais.

Leia mais

Coordenadores de cursos de contábeis
reúnem-se no CRCPR

Ontem, 12, pela manhã, coordenadores de cursos de Ciências Contábeis que compõem a Comissão de Coordenadores reuniram-se no CRCPR para discutir as suas próximas atividades.

A reunião foi coordenada pelo conselheiro do CFC e professor da UFPR, Luiz Carlos de Souza. Na pauta, a 15ª Convenção, que será na semana que vem: a comissão terá papel primordial no Fórum dos Professores.

Foi debatida ainda a organização do 10º CECOC – Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba; constituído um grupo de trabalho para organizar o evento, fazendo parte os professores Marcos Aurélio Custódio (UP), Roberto Navarro (UNICENTRO), Claudio Nogas (SPEI) e Érico Eleutério da Luz (UNIFAE). O próximo CECOC já tem data: será nos dias 27 e 28 de setembro de 2010, no Teatro Positivo, com participação estimada de aproximadamente 2.400 estudantes.

Além dos professores citados, participaram representantes das seguintes instituições: PUCPR, TUIUTI, CAMÕES, SPEI, UNIANDRADE, UNIVERSIDADE POSITIVO, CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, UNICENTRO E CRCPR.

Empresas enquadradas no Simples
não precisam entregar DFC

Em 31/05/2010 encerra o prazo para a entrega da Declaração Fisco-Contábil – DFC e GI-ICMS. “Estamos monitorando os documentos e o volume de entrega e percebemos um grande volume de DFC de empresas enquadradas no Simples Nacional”, afirma o coordenador de Assuntos Econômicos do Estado, Francisco de Assis Inocêncio. O programa da DFC não tem a opção para as empresas do Simples Nacional, mesmo assim os contabilistas estão entregando DFC de empresas do regime Simples Nacional na opção de declaração de empresa do regime normal de tributação.

Quando este documento chega na Base Corporativa da DFC, o sistema fica gerando “erro de documentação”, “pois nos nossos controles esta empresa não pode apresentar DFC e sim a DASN; portanto, é “lixo” que prejudica a performance de nossos sistemas e trabalho “inútil” dos funcionários das empresas que preenchem o documento”, explica.

É importante frisar: “A pessoa jurídica que no exercício de 2009 estava enquadrada no regime fiscal de Microempresas e Empresa e Pequeno Porte - Simples Nacional, está dispensada de apresentar DFC e GI-ICMS, conforme estabelecido no item 2 da NPF Conjunta CRE/CAEC nº 001/2010. Os dados para cálculo do valor adicionado para os contribuintes do Simples Nacional serão obtidos através da DASN - Declaração Anual do Simples Nacional. Portanto, o programa da DFC e GI-ICMS deve ser utilizado exclusivamente para as declarações de empresas do regime normal de tributação, conforme estabelecido na NPF acima.”

OPINIÃO
Imposto

Os contribuintes têm percepção maior do impacto da tributação em dados momentos. Agora, por exemplo, que aproximadamente 24 milhões de brasileiros acabaram de entregar a Declaração de Renda Pessoa Física à Receita Federal, não poucos quase caíram de costas quando viram o Imposto a Pagar e vão levar dias furiosos.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS

DATA

CIDADE

T E M A S

14-mai
CURITIBA
Prático sobre: SPED e PAF-ECF "Fisco Digital: Combate a Sonegação e Possibilita a Integração"
26-mai
CURITIBA
Curso - Obrigações Acessórias (DIPJ, DCTF, DACON, DIRF e DCOMP - Cruzamento das Informações)