Curitiba, 16 de abril de 2010.

“Os destinos da profissão contábil”:
tema de talk-show na 15ª Convenção

Para onde caminha a profissão contábil? Que impactos as mudanças legais, educacionais, econômicas, tecnológicas e sociais vêm tendo sobre a atividade? Essas e outras indagações serão debatidas no talk-show “Os destinos da profissão contábil”...

Leia mais

Abertas as inscrições para o
IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista

Evento será no mês de setembro, em Londrina

A comissão organizadora do IV do Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, que será realizado em Londrina nos dias 23 e 24 de setembro, no Iate Clube de Londrina, informa que as inscrições já podem ser feitas. Basta acessar o site do CRCPR www.crcpr.org.br Quanto mais cedo, mais baixos são os valores a pagar, alertam os organizadores.

Leia mais

Empresas podem se beneficiar
com bônus de adimplência fiscal

A partir do ano-calendário de 2003, as pessoas jurídicas adimplentes com os tributos e contribuições administrados pela RFB nos últimos cinco anos-calendário, submetidas ao regime de tributação com base no lucro real ou presumido, podem se beneficiar do bônus de adimplência fiscal de que trata o art. 38 da Lei nº 10.637, de 2002. O período de cinco anos-calendário é computado por ano completo, inclusive aquele em relação ao qual se dá o aproveitamento do bônus.

Leia mais

Receita Federal agenda
atendimento a empresas em Curitiba

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento presencial aos contribuintes que demandam os serviços do Centro de Atendimento ao Contribuinte - CAC Centro, da DRF Curitiba, a partir de 15/04/2010, para ser atendida no Cac/Centro, a pessoa jurídica deverá agendar senha pelo tel. 146 ou na internet  (www.receita.fazenda.gov.br).

Em razão dessa medida foi ampliada a oferta de senhas agendadas na internet.

Além do agendamento, existem vários serviços que podem ser realizados no site da Receita Federal (RFB), seja  mediante código de acesso/senha gerada no site RFB (serviços não - previdenciários) ou mediante senha cadastrada no Cac (serviços previdenciários).
A Receita Federal recomenda aos escritórios e profissionais que  possuem certificado digital e que prestam serviços às pessoas jurídicas fazer uso da procuração eletrônica para realizar serviços pela internet para seus clientes.

A intenção com essa medida é oferecer um atendimento com o menor tempo de espera possível e sem limitação de senhas para os contribuintes, em especial para aqueles que não têm outra alternativa além do atendimento presencial.
As pessoas jurídicas que comprovarem urgência mediante apresentação de documentos hábeis, tais como editais de licitação, termos de intimação etc, poderão retirar senha na Triagem do Cac, excepcionalmente.

O procedimento valerá inclusive para os contribuintes com direito a senha especial, como os idosos, que comparecerem para requerer serviços para pessoa jurídica para as quais prestem serviços ou atuem como procuradores.
O agendamento não será exigido das pessoas físicas que comparecerem pessoalmente para tratar de assuntos de suas empresas, mas será recomendado como forma de evitar as filas e a espera.

Receita divulga as datas de restituição do IRPF de 2010

A Secretaria da Receita Federal do Brasil acaba de divulgar as datas da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente ao exercício de 2010, ano-calendário de 2009. O processo será efetuado em sete lotes e o recurso financeiro será colocado à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na respectiva Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF2010) nas seguintes datas:

1º lote, em 15 de junho de 2010;
2º lote, em 15 de julho de 2010;
3º lote, em 16 de agosto de 2010;
4º lote, em 15 de setembro de 2010;
5º lote, em 15 de outubro de 2010;
6º lote, em 16 de novembro de 2010; e
7º lote, em 15 de dezembro de 2010.

As restituições serão priorizadas em função da forma de apresentação da DIRPF2010 na seguinte ordem: Internet; disquete; formulário. Terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes de que trata a Lei No-10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). Essas definições não se aplicam às declarações retidas para análise em decorrência de inconsistências nas informações.

COMUNICADO

Os sindicatos de contabilistas do Paraná alertam: Dia 30 de abril é o último prazo para os escritórios de contabilidade que mantêm profissionais da área contábil em seus quadros efetuarem o pagamento da contribuição sindical dos empregados. A contribuição, no valor de um dia de salário, deve ser recolhida para a entidade da base territorial onde o profissional atua.

OPINIÃO
Melhor prevenir do que remediar

As comparações poderiam se estender a outros países – cada um com as suas ameaças naturais - mas fiquemos com o Japão e o Brasil, o primeiro com seus terremotos e nós com nossos aguaceiros. Fiquemos apenas com esse tema também, embora ameaças possam vir de muitos lados e modos – de uma grave crise econômica ou dos desfalques da corrupção, por exemplo.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS

DATA

CIDADE

T E M A S

19-abr
MARINGÁ
Curso - Nota Fiscal Eletrônica
26-mai
CURITIBA
Curso - Obrigações Acessórias (DIPJ, DCTF, DACON, DIRF e DCOMP - Cruzamento das Informações)

CONVITE

Temos a honra de convidar Vossa Senhoria, para o lançamento do "Projeto Primeira Exportação" coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, responsável pela condução da política de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, em conjunto com os demais órgãos do Governo Federal.

Clique aqui e saiba mais

JANTAR DANÇANTE - DIA DO CONTABILISTA

Traga sua família, venha comemorar o seu dia!

Data: 1º de maio de 2010
Horário: 20 horas
Local Fausstu´s Music Show
Rua Mateus Leme, 3690 - Centro - Curitiba - PR

Clique aqui e saiba mais

I ENCONTRO PROFISSIONAL DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS

Análise Crítica da Convergência Internacional
O Novo Perfil da Contabilidade e do Contabilista

13 a 15 de maio de 2010
Hotel Intercontinental - Rio de Janeiro / RJ

Clique aqui e saiba mais

Inscrições abertas para Pós Graduação 2010 das Faculdades Opet

As Faculdades Opet estão com inscrições abertas para  Pós Graduação 2010, dispõem de 11 cursos com aulas aos sábados ou durante a semana.

As inscrições para a Pós Graduação podem ser feitas pelo site www.opet.com.br, pela Central de Atendimento (41) 3028-2828 e nos Campus das Faculdades Opet:
Centro Cívico - Rua Nilo Peçanha, 1635 - Próximo ao Hiper Condor.
Rebouças  - Avenida Getúlio Vargas, 902 - Próximo ao Shopping Estação.
Portão - Rua Isaac Guelmann (rápida Centro-Bairro), 4387 - Próximo ao Hospital do Trabalhador.

CONTRA MAL DE GESTÃO FAÇA PÓSOPET

Convênios Especiais - Descontos nas mensalidades

Clique aqui para obter maiores informações

Curso de Extensão
Matemática Financeira na HP 12C (Módulo básico)

5 (cinco) sábados entre 17/04/2010 e 22/05/2010.

HORÁRIO
Das 8:30hs às 12hs

INSCRIÇÃO
Secretaria da Faesp
RUA PEDRO GUSSO Nº 4150 – CIC – CEP: 81315000 – CURITIBA – PR
FONE/FAX: (41) 3346.4548
Site: www.faesppr.edu.br / e-mail: contabeis@faesppr.edu.br

APROVEITE!