Curitiba, 4 de fevereiro de 2010.
Resoluções do CRCPR oferecem descontos
especiais para pagamento da anuidade

Três resoluções do CRCPR, editadas em 2009, concedem vantagens tanto no pagamento da anuidade de 2010 quanto de débitos anteriores. As organizações contábeis, por exemplo, têm privilégios de acordo com o número de funcionários: aquelas com até dois empregados têm desconto de 75% até 28 de fevereiro; contabilistas que comprovarem estar desempregados por até dois anos consecutivos têm desconto de 80%; e aqueles que fazem o primeiro registro de até 50%.

Leia mais

Comitê Gestor disponibiliza aplicativo
da Declaração Anual do Simples

Está disponível, no Portal do Simples Nacional, o aplicativo da DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL Exercício 2010, relativa aos fatos geradores ocorridos em 2009. (DASN-2010). O prazo para apresentação é 31/03/2010.

Com a fixação desse prazo, o Estado não poderá exigir  da empresa declaração adicional com dados relativos ao cálculo do IPM (distribuição do ICMS para os Municípios).

Endereço eletrônico para acesso ao aplicativo:
https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleacesso/autentica.aspx?id=8

SITUAÇÃO DOS PEDIDOS DE OPÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL EM JANEIRO/2010
Em Janeiro foram recepcionados 260.873 pedidos de opção pelo Simples Nacional,
com a seguinte situação em 02/02/2010:

O resultado dos pedidos que se encontram pendentes será divulgado
no Portal do Simples Nacional em 17/02/2010.

Certificação digital

 

O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba - SICONTIBA, em parceria com o SESCAP-PR, estará funcionando como Posto de Atendimento para CERTIFICAÇÃO DIGITAL, em sua sede na Av. Senador Souza Naves, 381 Cristo Rei.

O atendimento já começou com pré-agendamento por telefone (41) 3077-3553 ou e-mail, sicontiba@sicontiba.com.br

RAT e FAP na GFIP a partir de janeiro/2010

O que é RAT?
É a contribuição da empresa, destinada ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho e corresponde à aplicação das alíquotas de 1%, 2% ou 3%, incidentes sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos.
(RPS, art. 202)

Leia mais

Ministério do Trabalho prevê punição a
inadimplentes com a contribuição sindical

De acordo com a Nota Técnica do Ministério do Trabalho e Emprego, editada no final de 2009, o CRCPR deverá  exigir dos contabilistas, a partir deste ano, o pagamento da contribuição sindical, devendo encaminhar denúncia quanto a inadimplência ao Ministério.

Veja a íntegra da Nota Técnica/SRT/MTE/Nº 201 /2009

OPINIÃO
Perspectivas

Acabamos de sair de um ano crítico, marcado por dura crise financeira de âmbito mundial, mas o que é importante contabilizar, nesse momento, são as perspectivas que se entremostram como oportunidades para que o nosso país consolide o processo de desenvolvimento equilibrado tão sonhado, o resgate social, político e econômico proposto pela Constituição de 1988...

Leia mais...