Curitiba, 5 de Novembro de 2009.

Mais de 11.800 contabilistas
já votaram na eleição do CRCPR

Até as 15h de hoje, 5 de novembro, as eleições para renovação de dois terços dos conselheiros do CRCPR já contabilizavam mais de 11.800 votos de um universo de pouco mais de 25 mil profissionais habilitados a votar. Faltam ainda sete dias para o final do pleito, mas é recomendável não deixar para o último...

Leia mais

CECOC garante cinco pontos ao
Programa de Educação Profissional Continuada

Programado para 10 e 11 de novembro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, o Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba apresenta um diferencial nessa nona edição: embora tradicionalmente dirigido a estudantes de Ciências Contábeis, traz uma programação interessante também para profissionais, contando cinco pontos...

Leia mais

Faltam seis dias para início dos
Jogos dos Contabilistas do Paraná

Arquibancada lotada, plateia ansiosa, atletas-contabilistas por toda parte, cada um levando no peito as cores da sua cidade. A luz do ginásio do Paraná Clube vai diminuir e o que era pura agitação se transformará em um mar de silêncio. Pelo corredor central, um atleta entrará correndo, carregando um facho de fogo com o qual acenderá a pira olímpica.

Leia mais

Alterada a data de curso gratuito sobre Sped, no Cietep, em Curitiba

O curso sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, que será ministrado no centro de treinamento do sistema Fiep, em Curitiba, teve a data alterada de 17 para 16 de novembro, no horário das 13h30 às 19h.

Leia mais...

Conselheiro do CRCPR concorre em eleições da OAB-PR

Como advogado, além de contador membro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Altair Santana da Silva é candidato a Tesoureiro da OAB-PR – Ordem dos Advogados do Brasil, na chapa “OAB-UNIDA - A Ordem Pelo Advogado”...

Leia mais

Parcelamento de débitos junto à Procuradoria da Fazenda Nacional

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e a Procuradoria da Fazenda Nacional comunicam aos interessados que é possível o parcelamento dos débitos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e dos débitos para com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em até 180 meses, em condições vantajosas, de acordo com a Lei n.º 11.941/09.
O requerimento de adesão ao parcelamento deverá ser protocolado exclusivamente nos sítios da RFB ou da PGFN na Internet (https://www.receita.fazenda.gov.br e https://www.pgfn.fazenda.gov.br/, conforme o caso, até o dia 30 de novembro de 2009.
Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos na Procuradoria da Fazenda Nacional no Paraná, sediada na rua José Loureiro, 720, Centro, Curitiba, ou pelo telefone: (41) 3310-3000.

Legislação aplicável:

https://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Leis/2009/lei11941.htm

https://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Portarias/2009/PortariaConjunta/
portconjuntaPGFNRFB006.htm

Atenção, contabilistas!

Inúmeras alterações vêm ocorrendo na contabilidade, tanto no aspecto conceitual quanto no prático. Elas vêm sendo introduzidas principalmente em decorrência da harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade ao padrão internacional, aprovada pela lei 11.638/07, seguida da Medida Provisória 449/08 e agora da lei 11.941/09. Esse processo atinge as grandes, médias e pequenas empresas. Algumas dessas normas disciplinadas pelo Conselho Federal de Contabilidade este ano serão objeto de fiscalização do sistema CFC-CRC a partir de 2010. Confira as novas regulamentações no link abaixo

https://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx , ano 2009.

obs.: digitar apenas o ano de 2009 para consultar.

OPINIÃO
Credibilidade

A missão de fazer a reforma tributária, bem sabemos, é do Congresso Nacional, mas em sintonia com o governo, muito longe de ser um simples e distante avalista da proposta. Ao assumir o primeiro mandato em 2002, Lula prometeu empenhar-se nessa tarefa que vinha sendo empurrada com a barriga por seu antecessor.

Leia mais...

CURSOS E EVENTOS

DATA

CIDADE

T E M A S

10 e 11-nov

CURITIBA

Evento: 9º CECOC - CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE CURITIBA
Pontos: EPC: 05 - CVM/IFRS: 02

16-nov
CURITIBA
Curso: SPED - Sistema Público de Escrituração Fiscal

19-nov

LONDRINA

Palestra: GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA: A Prática do Planejamento Tributário

19 e 20-nov

CURITIBA

Curso: Atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade
Pontos: EPC: 20 - CVM/IFRS: 20 - BCB:20 - SUSEP: 20

20-nov

MARINGÁ

Palestra: GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA: A Prática do Planejamento Tributário

23-nov
LONDRINA
Curso: Novo FAP! Você está preparado para dar suporte a seus clientes?
24-nov
MARINGÁ
Curso: Novo FAP! Você está preparado para dar suporte a seus clientes?

CURSOS DO CENOFISCO - Centro de Capacitação Profissional

Clique na cidade para conferir a agenda de novembro e dezembro de 2009:

Curitiba

Maringá