:: Unopar entrega certificado de mestre em contabilidade a paranaenses

A Universidade Norte do Paraná (Unopar) entregou o diploma de mestre em contabilidade e controladoria a 43 profissionais e professores. Com os diplomados, o Paraná passa a ser um dos estados com o maior número de pós-graduados, nesse grau, no país, ficando mais próximo da instalação de cursos próprios de mestrado. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem no Brasil cerca de 400 mestres em contabilidade.

Reconhecido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec), o curso da Unopar funcionou em caráter extraordinário, tendo sido ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP).

Os novos mestres:

Turma A: Aparecida Vani Frasson Gaion, Carlos Alberto Alves, Claudecir Paton, Cosmo Rogério de Oliveira, Dimas Alberto de Julio, Edgar Antonio Gomedi, Edson Dias, Eduardo Nascimento da Costa, Elvis Antonio Bim, Jair Gravena, Jorge Eduardo Scarpin, José Aylton Nogueira, Maria Aparecida Scarpin, Mônica Seonara Schpallir Calijuri, Pedro Tshimitsu Shime, Rosyneide Aparecida Costa dos Santos, Silvio Aparecido Teixeira, Valdemir Pereira Martins e Walmir da Fonseca Veiga.

Turma B: Adriana Regina Sala, Alcides Neri Batista do Nascimento, Andréa Lúcia Dona, Antenogenes Leonel Pedroso, Antonio César Pitela, Carlos Lopatiuk, Celso da Rosa, Cláudio Nogas, Constantino De Gaspari Gonçalves, Edna Mitiro Ota, Edson Miguel Zedebski, Eliane Iara Bendix, Érico Eleutério da Luz, Everaldo da Silva, Gervaldo Rodrigues Campos, José Augusto Ianesko, Luci Longo, Marcelo Soncini Rodrigues, Maria Cristina da Silva Souza, Nilton Facci, Osvaldo Malta Callegari, Rosário Maria Lillo Del pozo Carvalho, Sidnei Burali e Silas Oliveira Leonel.

Mestrado no Paraná

Atualmente, os únicos cursos de mestrado do país reconhecidos pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) são os da USP, UERJ, UFRJ, PUC-SP, Visconde de Cairu, Unisinos, Furb (Blumenau) e Álvares Penteado. Somente a USP oferece curso de doutorado. É grande o interesse dos paranaenses por cursos de pós-graduação, nesses níveis, já que programas lato sensu estão se disseminando por todo o estado, através das mais de 40 faculdades que ministram cursos de Ciências Contábeis. Nas suas avaliações, que incluem também os provões, o Ministério da Educação vem exigindo que pelo menos um terço dos professores dos cursos de graduação tenham mestrado ou doutorado.

O CRCPR não vem medindo esforços para conquistar o primeiro mestrado, possibilidade que se torna mais próxima com os novos mestres formados pela Unopar, candidatos, muitos deles, a fazer doutorado. Parcerias vêm sendo estudadas com instituições de ensino reconhecidas. O curso terá o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, inclusive no custeio de mensalidades dos matriculados.


:: RESULTADOS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA REALIZADO EM 29/09/2002


:: VESTIBULAR INÉDITO

A FAE Business School está lançando uma nova modalidade de vestibular. Para a seleção de 2003, cujas inscrições estão abertas, os candidatos, além da inscrição pela internet, poderão agendar o dia e a hora da prova. Confira o sistema inédito na página http://www.fae.edu  ou pelo telefone 310-3154 ou e-mail: vestibular@fae.edu 

<< Voltar