:: TRIBUNAL DE CONTAS EMITE CERTIDÃO PELA INTERNET

O Tribunal de Contas do Paraná acaba de lançar um programa de emissão de certidões pela internet ( www.tce.pr.gov.br ). Só terão direito aos documentos, no entanto, as prefeituras em dia com as obrigações perante o órgão.

O novo serviço elimina de uma só vez a burocracia e a possibilidade de fraudes. Para liberar certidões, as prefeituras não precisam mais enviar representantes a Curitiba para trazer documentos, e os próprios órgãos, estaduais ou federais, para liberar recursos, poderão consultar, na página do TC do Paraná, a situação legal dos municípios.

Além deste programa, a página do Tribunal de Contas do Paraná ganhou várias outras inovações: alternativa para o cadastro de pessoas jurídicas e entidades sociais, inscrição online para cursos, palestras e seminários e acesso ao acompanhamento de processos e auditorias.


:: CRCPR NA INTERNET

:: Edição da Revista do CRCPR sofrerá mudanças em 2003

Diante dos custos crescentes de publicação da sua revista e da paralela expansão da editoração eletrônica, o CRCPR decidiu, a partir de 2003, reduzir a tiragem de 25 mil exemplares para um número suficiente apenas para atender o Conselho, bibliotecas e leitores interessados em continuar recebendo o formato papel.

Desde a edição 129, a revista vem sendo colocada à disposição dos leitores, na página www.crcpr.org.br  O formato eletrônico será mantido. Todos os artigos poderão ser lidos na internet e impressos por quem quiser.

Na avaliação do presidente da Comissão Editorial da revista, conselheiro Vicente Pacheco, "os contabilistas, professores e estudantes continuarão tendo acesso à publicação, a custo zero. Aliás, a edição eletrônica, que é uma tendência também de jornais e livros, é ainda mais aberta. Pode ser lida pode muito mais pessoas". Além da redução dos custos com impressão e distribuição, que dobraram, no último ano, o CRCPR contará com a possibilidade de aumentar a periodicidade da revista, atualmente de três edições no ano.

:: Atualize seu endereço e seu e-mail

Contabilista, atualize seu endereço e seu e-mail no seu cadastro no CRCPR. As alterações, (sempre que houver) no nome da cidade, rua, bairro, e-mail, números de telefone e CEP, podem ser feitas pela internet: abrindo a página é só clicar em "atualização de endereço", digitar os números do CRC e do CPF.

:: Leia notícias contábeis

Milhares de contabilistas estão recebendo as "Notícias do CRCPR", mídia eletrônica lançada em 2001, que divulga informações atualizadas para a área contábil. Para receber as notícias, os interessados devem cadastrar o seu e-mail na página do conselho.

:: Banco de currículo

Se você está procurando emprego, entre na página www.crcpr.org.br  e deixe seu currículo no Banco de Currículos. Se você é empresário e está à procura de funcionários, consulte esta agência virtual.

:: Página da Fecopar na internet

A Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) em breve estará na internet. Sua página está sendo construída pela empresa Portal do Escritório (www.portaldoescritorio.com.br )  sem nenhum custo. O Portal hospeda sites de escritórios e oferece, entre outros elementos, endereços de órgãos, legislação, jurisprudência, índices, certidões e livraria virtual. Seu objetivo é criar um gigantesco espaço virtual, no qual os escritórios de contabilidade do país possam trocar informações com rapidez e facilidade.


:: Secretaria da Fazenda lança cadastro eletrônico

O secretário da Fazenda do Estado do Paraná, Ingo Henrique Hubert, e o diretor da Coordenação da Receita do Estado, João Manoel Delgado Lucena, lançaram, no dia 15 de outubro, o programa AIDF - Autorização de Impressão de Documentos Fiscais e o Cadastro Eletrônico de Contribuintes do ICMS. Participaram da solenidade, entre outras autoridades, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Divanzir Chiminácio; o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná José Toaldo Filho, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, Newton Carlos Campos.

A AIDF - Autorização de Impressão de Documentos Fiscais poderá ser solicitada, via Internet, pelas empresas gráficas e contribuintes cadastrados como usuários da AR-Internet, e em situação regular perante a Fazenda Estadual. A confirmação poderá ser feita também pelo contador da empresa.

A inscrição de uma empresa no CICAD - Cadastro de Contribuintes do ICMS, também poderá ser feita via internet. A empresa solicita e depois envia os documentos pelo correio, ou leva-os pessoalmente à agência estadual de rendas. Este serviço, no entanto, só está disponível por enquanto para algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba, devendo entender-se depois para todo o estado. Mais detalhes na página www.fazenda.pr.gov.br 

 

<< Voltar