:: Academia
de Ciências Contábeis do Paraná tem novos membros
Sindicatos e associações de contabilistas das principais cidades do estado, filiados à Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) estão se mobilizando para participar da X edição dos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), de 13 a 16 de novembro, na cidade de Cascavel. O coordenador geral, Jeremias Rocha dos Santos, do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel) alimenta a expectativa de um novo recorde de participantes. Entre inscritos, organizadores e acompanhantes pode pas
Os contadores Antônio Carlos Dóro e Gedião Túlio são os novos imortais da Academia de Ciências Contábeis do Paraná. A solenidade de posse ocorreu, no dia 11 de outubro, no auditório do CRCPR. O acadêmico Mário Elmir Berti fez a saudação de boas-vindas e Gedião Túlio o discurso de agradecimento.
Participaram da mesa o presidente Vicente Pacheco, o secretário Gilberto Nassif, o diretor de relações exteriores Mário Elmir Berti e o vice-presidente do CRCPR Maurício Fernando Cunha Smijtink.
Antônio Carlos Dóro
O contador Antonio Carlos Dóro tomou assento na cadeira três, ocupada anteriormente por Afonso Martins de Oliveira, cujo patrono é Roberval Carvalho.
Dóro é gaúcho de Passo Fundo, casado com Maribel Pelaez Doro, tem dois filhos, é bacharel em Ciências Contábeis pela UFPR, profissional da área contábil desde 1972 e atua em entidades da classe desde 1991. Foi secretário geral do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, vice-presidente da Câmara de Administração e Finanças do CRCPR, no período de 1994 a 1997, e presidente do CRCPR, por dois mandatos, de 1998 a 2001. Atualmente é presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, representando o Paraná.
Gedião Túlio
Gedião Túlio, nascido em Antonina, tomou posse na cadeira 16, antes ocupada por Harold Alberge. Ele é casado com Eliana Machado Newton e tem quatro filhos. Formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio da UFPR e advogado, dedicando-se à profissão contábil desde 1959. Foi membro do Corpo de Vogais da Junta Comercial do Paraná, no período de 1979 a 1982, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol e conselheiro do Conselho Municipal de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Curitiba, no período de 1989 a 1994. Atualmente administra a empresa Gedião Túlio Consultoria Empresarial.
A cerimônia foi prestigiada pelos acadêmicos, familiares dos indicados e convidados. Foram inaugurados os quadros do padroeiro da academia, São Mateus, e do patrono, Lucca Paciolli. Um momento de pesar foi a lembrança das mortes recentes dos acadêmicos Enéas Ludgero da Silva, Oswaldo Xavier de Souza, e do professor Orivaldo João Buzarello (este último também iria tomar posse na instituição).
No seu discurso, o vice-presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, saudou os novos imortais afirmando que "fazer parte de uma academia é ter acesso aos portões de tradições nobres, belas e grandiosas. É a suprema consagração". A solenidade foi encerrada com a leitura da oração de São Mateus.
ORAÇÃO DE SÃO MATEUS
SÃO MATEUS, SÃO MATEUS, NOSSO SANTO PROTETOR!
COMO PRONTO NÃO
TEMESTES DOS MUNDANOS O RANCOR,
FAZEI QUE TUDO AFRONTEMOS PARA SEGUIR O REDENTOR.
GLORIOSO SÃO MATEUS QUE SEGUISTE A JESUS,
INTERCEDA COM CARINHO PELO POVO DO SENHOR.
DE PUBLICANO
ÉREIS, GRANDE APÓSTOLO VOS TORNASTES
ESCREVENDO O EVANGELHO VOSSA FAMA PROCLAMASTES.
GLORIOSO SÃO MATEUS QUE SEGUISTE A JESUS,
INTERCEDA COM CARINHO PELO POVO DO SENHOR.
O POVO DE SÃO
MATEUS COM GRANDE FERVOR
PEDE O SEU AUXÍLIO PODEROSO ANTE O TRONO DO SENHOR.
GLORIOSO SÃO MATEUS QUE SEGUISTE A JESUS,
INTERCEDA COM CARINHO PELO POVO DO SENHOR.
SÃO MATEUS, SÃO
MATEUS, NOSSO SANTO PROTETOR!
GLORIOSO APÓSTOLO SÃO MATEUS, MEU AMADO PROTETOR,
DAI-NOS GRAÇA QUE É NECESSÁRIA PARA CUMPRIRMOS
COM PRONTIDÃO OS DESÍGNIOS DO SENHOR!