:: CRCPR busca parcerias para instalar curso de mestrado no Paraná


O CRCPR está fazendo contato com instituições credenciadas junto à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para instalar curso de mestrado, na área contábil, no estado.

O Paraná ainda não tem curso de mestrado em contabilidade, sofrendo uma grande carência de professores e profissionais, com esta titulação, fundamental para avanços no campo do ensino e da profissão, justifica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Vicente Pacheco. Em todo o país só existem oito cursos de mestrado em contabilidade reconhecidos pela Capes, na USP, UERJ, UFRJ, PUC-SP, Visconde de Cairu, Unisinos, Furb (Blumenau) e Álvares Penteado.

Por enquanto, ele só pode informar que o curso será em Curitiba, podendo ser formadas até duas turmas de 30 alunos cada e que os candidatos registrados e em situação regular junto ao CRCPR poderão pleitear um auxílio financeiro do Conselho Federal de Contabilidade para pagamento das mensalidades.

Ao mesmo tempo em que estão sendo estudadas as parcerias com as instituições que ofertarão o corpo docente, bem como com aquelas que darão outras formas de apoio, o CRCPR vem sondando o interesse dos profissionais, estudantes e dos professores das universidades e faculdades que possuem curso de Ciências Contábeis no estado. As manifestações de interesse podem ser enviadas para o Setor de Desenvolvimento Profissional do CRCPR: profissional@crcpr.org.br 


:: Adequação ao mercado dos cursos Ciências Contábeis é avaliada em Maringá


Preocupada com a integração dos estudantes ao mercado, a Câmara Técnica de Assuntos Universitários do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) realizou pesquisa inédita com ex-alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro de Estudos Superiores de Maringá (Cesumar).

O levantamento, pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sócio-Econômicos, consistiu em perguntar aos ex-alunos, formados no período de 1995 a 2000, o motivo da opção pelo curso, se estão satisfeitos com a escolha, se estão atuando na área de formação, se conquistaram ganho de renda, se estão se atualizando. Outro objetivo foi obter sugestões para melhoria dos cursos.

Comentando os resultados referentes aos cursos de Ciências Contábeis, o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, ressaltou como positivo que a maioria dos ex-alunos está satisfeita com o curso feito, está trabalhando e muitos estão fazendo pós-graduação.

Ele considerou preocupante, no entanto, o índice de 52,9% de ex-alunos formados pelo Cesumar que afirmaram estar atuando fora da área, embora seja menor a taxa da UEM de 24,4%. O ideal – disse – seria que todos estivessem trabalhando com contabilidade.

Os resultados da pesquisa, segundo Zafra, vêm reforçar as iniciativas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais (CRCs), voltadas para a formação dos profissionais de contabilidade. Têm esse objetivo o exame de suficiência e o incentivo à educação continuada. O CRCPR realizou, em março último, o Primeiro Encontro dos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do Estado, com a intenção, justamente, de promover avanços que levem à adequação dos cursos à realidade.

Para ter acesso à pesquisa completa: www.codem.org.br  ou pelo e-mail: codem@codem.org.br ; ou ainda entrar em contato com o professor José Roberto Pinheiro de Melo (44) 3027-3300.


:: Provão teve questões polêmicas


Uma comissão de professores de Ciências Contábeis vai analisar as questões polêmicas do Provão e encaminhá-las ao Ministério da Educação. Esta foi uma das definições das reuniões dos coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis de Curitiba, realizadas em julho e agosto.

Os professores destacaram a importância do Provão aplicado pela primeira vez aos cursos de Ciências Contábeis pelo Ministério da Educação, mas não admitiram a possibilidade de questões duvidosas ou com erros.

As principais pautas debatidas foram: o II Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do Estado do Paraná, programado para 21 de março de 2003, na cidade de Londrina; a realização de um encontro de professores de cursos de Ciências Contábeis; cursos de especialização e mestrado em contabilidade; o IV Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (provavelmente em maio de 2003); a redução do curso técnico para um ano e a tentativa de redução do curso de Ciências Contábeis para três anos.

Participaram das reuniões: Dolores Biasi Locatelli (CRCPR), professores Vicente Pacheco (UFPR e conselheiro do CRCPR), Paulo Silva (FACEL), Luiz Romanoski (FACINTER), Aderbal Nicolas Muller (FAE), Rosenei Novochadlo da Costa (FAE), Cláudio Nogas (FAESP/Uniandrade), Marisa Albuquerque (PUC/PR), Cláudio Marcelo R. Cordeiro (Santa Cruz), Nivaldo Soares de Souza (SPEI), Érico Eleutério da Luz (UTP), Ernildo J. Lanzarim (UFPR), Blênio Severo Peixe (UFPR), Robson Villar (UNIANDRADE), Vilson José Masutti (UNICENP), Denílson César Sena (UNICENP), e Hélio Lipinski (SICONTIBA), Denise Maria de Oliveira (Facet), Jorge Antônio de Souza (Faec), João Valdir Falat (Santa Cruz), Márcio José Assumpção (Spei) e Kátia Castro (Uniandrade).


:: Cursos de pós-graduação têm que ser reconhecidos pela Capes


Antes de se inscreverem em um curso de pós-graduação, os interessados devem verificar se ele é reconhecido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Não são considerados válidos, por exemplo, os certificados de alunos matriculados, após 3 de abril de 2001, em cursos oferecidos por universidades estrangeiras, ainda que estas tenham convênio com instituições brasileiras.

Diz textualmente a Resolução CNE/CES nº 2, de 3 de abril de 2001: "Art. 1º - Os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil, por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais, deverão imediatamente cessar o processo de admissão de novos alunos".

Na época, a Capes deu um prazo de noventa dias às instituições que se enquadram nessa situação para encaminharem a relação dos diplomados nesses cursos, bem como dos alunos matriculados, com a previsão do prazo de conclusão.

Para obter mais informações sobre a legalidade de cursos de pós-graduação na Capes: Prof. Dárson De La Torre, fone: (061) 410.9132, e-mail: webmaster@capes.gov.br 

 

<< Voltar