:: CRCPR é o primeiro do sistema a adotar o pregão eletrônico nas licitações

Até um tempo atrás licitação era sinônimo de burocracia, lentidão na apresentação de propostas, gastos com reuniões, equipes de apoio e deslocamento de pessoal. Porém, com o pregão online o antigo sistema de pregões, chamados presenciais, foi definitivamente sepultado.
Adotado pelo CRCPR desde dezembro de 2005, o pregão eletrônico vem se mostrando um aliado na contenção de gastos, além de agilizar o processo licitatório. Segundo Valdair de Souza, pregoeiro do CRCPR, os gastos do conselho com as aquisições de produtos e serviços diminuíram cerca de 30% e vem diminuindo cada vez mais. Em todo o sistema CFC/CRCs, o CRCPR é o único que aderiu a este sistema até agora. Outros regionais como o do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul têm projetos de implantação.
Para o pregoeiro, a principal vantagem dos pregões eletrônicos é a redução dos custos, não só na compra dos lotes, mas também com estrutura, além da diversidade de empresas que podem participar do pregão - “no pregão presencial há a necessidade de deslocamento de representantes da empresa, o que restringe o número de participantes. No pregão online qualquer empresa do Brasil pode participar, desde que tenha acesso a um computador com internet. Isso aumenta a concorrência e força à queda dos preços”.

Como funciona

Em maio de 2005, o decreto federal nº 5.450 tornou obrigatório o uso do pregão para licitações nos órgãos públicos federais para a aquisição de bens e serviços comuns, preferencialmente o eletrônico, sendo que toda vez que o pregão presencial for utilizado será necessária a apresentação de uma justificativa.
Atualmente, no Brasil, existem dois sistemas de pregão eletrônico: um organizado pelo Banco do Brasil e outro pelo Comprasnet (do governo federal). Funciona da seguinte maneira: a empresa prestadora de serviço cadastra-se em um destes dois sistemas, bem como a empresa ou órgão público que deseja fazer a licitação, neste caso o CRCPR. O cadastro é gratuito.
Posteriormente, o conselho divulga em edital as suas licitações. Neste estágio, são apresentadas as propostas, mas somente no dia de abertura do pregão é que as empresas têm conhecimento das propostas das suas concorrentes. Vence aquela com a melhor proposta.
É importante frisar que o sistema deixa o nome dos licitantes oculto até o final dos lances, e durante todo o pregão eles se identificam apenas por números sendo que o nome da empresa vencedora só é revelado após o fechamento do lote.
Outra vantagem é que neste sistema online, todas as informações referentes a valores e propostas, e até mesmo mensagens que são trocadas entre as empresas são registradas, e após o término do pregão podem ser impressas, tendo a mesma validade de uma ata.

 
<< Voltar