:: Uma resolução para todos
Há alguns dias tenho observado a Resolução 1060/05 que trata da NBC P-4 a qual dá o respaldo merecido à Educação Profissional Continuada. No entanto não entendo que um selo de qualidade tão importante como este compromete apenas as carreiras de Auditores Independentes, e demais contadores que compõem seu quadro funcional.
Entendo perfeitamente da importância da auditoria nos dias de hoje, principalmente na transparência dos resultados, contribuindo para uma sociedade mais justa e sem corrupção, e não deixo de enaltecer os méritos desta categoria que tanto envaidece a Contabilidade.
No entanto, a tal resolução não vem a premiar aqueles demais contadores que atuam em outras categorias como Controllers, Analistas Contábeis, Gestores Financeiros e outros tantos profissionais contábeis que comprometem suas carreiras através de estudos continuados, experiências internacionais comprovadas, trabalhos a níveis sociais etc..e que do meu ponto de vista, deveriam compor o rol da atual resolução. E o que dizer dos professores que através de pesquisas em todas as esferas da Contabilidade promovem um esforço contínuo no processo do conhecimento e da investigação?
Neste sentido, poderíamos estender este espaço aos profissionais contábeis que exercem sua profissão dentro de seus escritórios tanto na vida particular como nos núcleos dos governos em todas suas esferas. É claro, desde que comprovados o seu comprometimento com as diretrizes da referida resolução.
Acredito que uma resolução nesses mesmos moldes, mas que agregasse os demais profissionais da nossa categoria, poderia, a médio prazo, quem sabe obter um retorno mais significativo quanto à credibilidade desses profissionais, fato este que poderia ser comprovado mediante a satisfação da sociedade.

Giovanni Gaeski da Silva
Ponta Grossa - PR

 
:: Cobaias de laboratório
Parabenizo o Sr. Adilson Botta, pelo conteúdo da Coluna “Apelo aos Auditores da Previdência Social” publicada na página Espaço do Leitor, pagina 03 - Edição nº 28 do Jornal “Folha do CRC-PR” de janeiro de 2006, pelo descaso das autoridades constituídas que representam o INSS e a Caixa Econômica Federal para com a classe contábil, não só do Paraná, mas do Brasil. Os que detêm o poder de mandar abusam do poder e mandam sem saber o que estão mandando, como se fossem os donos do poder.
A prova de incompetência desses mandatários é a própria GFIP, citada pelo Sr. Adilson Botta. Disponibilizam o programa para download, obrigam a utilização da versão, entretanto, nem sabem se funciona, ou se as informações solicitadas são compatíveis com o Conectividade Social.
É inconcebível, no mundo moderno, conviver com situações como esta.
Os incompetentes do poder, usando a classe contábil como cobaias de laboratório para fazerem experiências que os próprios incompetentes não se julgam competentes para fazê-las.
Não podemos permitir que a nossa classe se torne um picadeiro de circo, para apresentar palhaçadas com as obrigações e compromissos empresariais dos nossos clientes.

Atilio José Mussoi
Laranjeiras do Sul - PR

 
:: Erro no Conectividade Social
Cerca de 60% das rescisões de contrato de trabalho, na tentativa de comunicar a movimentação do trabalhador pelo programa conectividade social, estão retornando com o seguinte erro: (044) CONTA NÃO LOCALIZADA E NÃO ATENDE OS CRITERIOS ESTABELECIDOS PARA ACESSO VIA INTERNET
Na maioria das vezes isto acontece pelo fato do empregado estar com PIS em duplicidade e quase sempre pelo motivo de alguns órgãos municipais estarem cadastrando novamente os trabalhadores com um novo número de PIS-(SUS), assim sendo o empregado que possui sua CTPS (modelo novo), a qual já vem com o número do PIS impresso, tem de trocar este número pelo cadastrado por esses órgãos e isto está causando muita dificuldade para nós contabilistas, pois temos que fazer as retificações destes e acertar erros causados por outros.

Fernando Dametto
:: Nova sede do CRCPR
Quero parabenizar o Conselho, pela nova sede que está à altura dos profissionais contábeis, pela manifestação da passeata, uma atitude com muita iniciativa do Sicontiba e demais entidades, pois devemos nos unirmos para vencer, reclamar não resolve nada, é muito bom quando alguém fala “isto não está bom”, e se fizer de outra forma, dando caminhos para mudanças.

Denise Nunes Leal
Curitiba - PR

 
:: Contabilistas ganham sala na prefeitura de Curitiba
 
Os contabilistas terão à sua disposição, uma sala especial, na prefeitura de Curitiba, com atendimento exclusivo. Conquista do Sicontiba, Fecopar, Sescap-PR e CRCPR. A inauguração foi dia 21 de março, às 14h30. Com computador e pessoal especializado, o ambiente vai representar um salto na resolução de problemas relativos à formalização de empresas.
 
<< Voltar