:: IBGE pede apoio dos contabilistas para o repasse de informações das empresas

Todos querem que o governo brasileiro tenha um bom planejamento, porque assim a economia cresce e quem ganha é o cidadão. Mas para isso acontecer é necessária a participação de todos. Um dos trabalhos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) depende do apoio dos contabilistas. É a coleta de dados das empresas com atividades econômicas existentes no país.
Todos os anos, a equipe de Disseminação de Informações precisa buscar as informações dessas empresas que são repassadas pelos escritórios de contabilidade. Se esses passam as informações corretas, as estatísticas do IBGE serão precisas e servirão de apoio, não só para um bom desenvolvimento do país, mas também para um bom desempenho das próprias empresas.
Segundo o analista Hélio Higa, da equipe de Supervisão e Disseminação do IBGE, o contador é a única fonte para transmitir as informações necessárias. O contador recebe um formulário simplificado para preencher, que também está disponível via online, no site do IBGE. Todas as informações coletadas pela equipe do IBGE, depois de contabilizadas, são inseridas na página e ficam à disposição da sociedade.
Hélio destaca que “o IBGE é uma instituição respeitada no mundo todo, pelo trabalho que desenvolve, por isso precisamos desta parceria com os contabilistas”. Segundo ele, “embasado nestes dados repassados pelos profissionais da área contábil é que tudo se planeja. Tanto o governo, quanto o setor privado. Por isso a necessidade dos dados serem repassados corretamente”.
Luís Alceu Paganotto, integrante da equipe, reforça: “estamos construindo um banco de dados, com qualidade, que além de alimentar as instruções do governo está disponível a todos. Mas para isso acontecer é necessário que nos sejam repassados de forma correta”, completa.

Cursos gratuitos

O IBGE também disponibiliza cursos gratuitos para ensinar as pessoas a usar as ferramentas do site e buscar os dados. Qualquer pessoa, entidade ou interessado pode entrar em contato com o IBGE pelo fone 3219-440.

Material de apoio

Recentemente o IBGE lançou um CD e um livro com as estatísticas do século 20. São mais de 16 mil arquivos e textos sobre temas das estatísticas populacionais, sociais, políticas e culturais e mais de 300 séries históricas de estatísticas econômicas. Os interessados em adquirir o CD ou o livro podem entrar em contato pelo fone 3219-4440.

 
<< Voltar