:: Contabilizando o Sucesso

Desde que o Contabilizando o Sucesso foi implantado no Paraná, em 2004, só tem recebido elogios dos contabilistas que decidem fazer o programa. Criado pelo Sebrae nacional, com apoio das entidades contábeis, seu objetivo é capacitar uma rede de profissionais de contabilidade para assessorar as empresas em sua gestão, focando o desenvolvimento da responsabilidade profissional e social. No Estado, em torno de 400 contabilistas já passaram pelo curso. Várias turmas concluíram o treinamento, em Arapongas, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Outras estão em andamento, em Londrina, Dois Vizinhos e Pato Branco.
Em Dois Vizinhos, a faculdade Unisep apóia o programa, disponibilizando toda a infra-estrutura para as aulas. Segundo Lauri Helfenstein, delegado do CRCPR e coordenador do Contabilizando na região, a aceitação foi muito boa. “Fechamos uma turma só de contabilistas de vários municípios da região. Eles estão muito otimistas, principalmente com a parte técnica”.
José A. de Godoy é de Francisco Beltrão e faz 110 quilômetros para participar do Contabilizando: “Estou muito contente em fazer parte desse curso, pois é uma maneira de reciclarmos nossos conhecimentos, que com o passar do tempo, sofrem muita defasagem”. André Angelo Spada, de Salto do Lontra, diz que “o curso tem muito a agregar ao conhecimento do contador, abrindo mecanismos práticos para serem aplicados no dia a dia junto aos clientes”.
A afirmação dos participantes é reforçada pelas palavras do coordenador estadual do programa do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves. Segundo ele, o curso trouxe excelentes resultados. “Além de adquirir novos conhecimentos, há uma mudança no comportamento do profissional contábil”. O contabilista passa a agregar mais valores à sua atividade: “Ele passa a conhecer o seu cliente. Isso é bom para sua empresa e para o próprio cliente. A base técnica passada no curso serve como um aprimoramento, proporciona mudanças importantes”.
Os cursos em andamento devem finalizar até abril. Marcos informa que a programação para o biênio 2006/2007 já está sendo estudada e novas turmas serão agendadas no Estado.

 
<< Voltar