:: Contabilistas fazem Passeata da Indignação em Curitiba

Passeata da Indignação foi o nome do protesto dos contabilistas do Paraná contra o péssimo atendimento da Receita Federal e do INSS. A mobilização foi dia 30 de novembro, em Curitiba, começando, às 10h, na Boca Maldita, sendo encerrada cerca de 1h30 depois, na frente do prédio da Receita Federal com o Hino Nacional. Os manifestantes, carregando faixas, puxados por uma banda, seguiram pelo calçadão da Rua XV de Novembro, parando também, para realização de discursos, na Praça Santos Andrade e na frente do INSS.
Indignação é efetivamente o sentimento não somente dos cerca de 500 manifestantes, mas de centenas de milhares de brasileiros que, em dado momento, precisam recorrer a serviços desses órgãos, rotina diária para os 350 mil contabilistas que são os representantes legais de milhões de empresas no país.
Embora há muito sofram as conseqüências do descaso da Previdência e do fisco federal, é a primeira vez que os profissionais da contabilidade, apoiados por outros segmentos de classe, tomam coragem e saem às ruas para cobrar mudanças.
“Acredito que este movimento poderá ganhar dimensão nacional, a exemplo da frente contra a Medida Provisória 232, porque os contabilistas de todo o país não suportam mais filas, excessos burocráticos e exigências absurdas”, afirma o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink. A população brasileira tem motivos de sobra enfim para reagir à precariedade dos serviços públicos essenciais, para não falar da carga tributária exorbitante que come quase 40% do ganho de todo e qualquer contribuinte.

CNPJ online

As frases nas camisetas dos manifestantes e nas faixas “Queremos um atendimento digno” e “CNPJ online já” foram os focos da mobilização. Na opinião do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Narciso Doro, bem como do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Maurício Fernando Cunha Smijtink, e do presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) pela internet é uma medida que ajudaria muito, pode ser viabilizada, já que a Receita Federal possui equipamentos e rede informatizada, e a demora da liberação vem causando sérios transtornos às empresas. Seria só o começo. Vários outros serviços poderiam ser oferecidos online.
Levada primeiro à Delegacia da Receita Federal, em Curitiba, a proposta do CNPJ online recebeu total apoio do delegado local, Vergílio Concetta. Em seguida, foi entregue, em mãos, ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que prometeu agilizar a sua implantação junto à Secretaria da Receita Federal, em Brasília. Por solicitação do Senado, foi enviada também ao senador Fernando Bezerra (PTB-RN), coordenador do Grupo de Trabalho da Desburocratização e Simplificação da legislação tributária que estuda aperfeiçoamentos institucionais e legislativos para eliminar trâmites burocráticos nas relações entre o Estado, empresas e cidadãos.

Entidades apóiam o movimento

Apoiaram a manifestação, liderada pelo Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, a Força Sindical, a Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Federação da Indústria do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná ( Sescap-PR), Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas ( Fenacon), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e outras entidades.

 
<< Voltar