:: CRCPR participa de campanha de Declaração de Isento no Estado
Mais de 12.500 pessoas foram beneficiadas

No mês de novembro, prazo final para se entregar à Receita Federal a Declaração Anual de Isento (DAI), o CRCPR e os sindicatos promoveram uma campanha gratuita para auxiliar as pessoas a cumprirem a obrigação.
Participaram da campanha os sindicatos de contabilistas de Palmas, Maringá, Francisco Beltrão, Pato Branco, Ponta Grossa, União da Vitória, Londrina, Cascavel e Curitiba. Em Curitiba, a parceria envolveu a Brasil Telecom, Prefeitura de Curitiba, Receita Federal, Universidade Tuiuti, Sicontiba-Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Sescap-PR - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná; Federação dos Contabilistas do Paraná, Associação dos Lojistas do Centro Comercial da Rui Barbosa e Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foram atendidas mais de duas mil pessoas durante os quatro dias de campanha. Em todo o Estado foram mais de 12.500 beneficiados.

Iniciativa elogiada

O que mais chamou a atenção dos declarantes foi a rapidez com que recebiam o comprovante. Em menos de um minuto o contribuinte já estava com ele em mãos gratuitamente.
Juvelina de Oliveira Cavalcante achou a idéia válida: “Não precisei ficar correndo atrás de formulário pra preencher e nem perdi tempo”. Como não dispõe de computador com internet em casa, Juvelina disse que “esta ajuda foi muito importante”.
O casal Maria Lucia e Aldivar Ferreira aproveitou que estava passando no local, fez a declaração e elogiou a rapidez do sistema: “Estamos com os nossos dois filhos (Victor, 2, e Rafael, 8 anos) e não precisamos enfrentar fila. Foi muito rápido”, destaca Maria Lucia. Aldivar também observa a questão da gratuidade: “O fato de ser de graça ajuda muito”.
A comerciante Gerci Pires de Lima, que trabalha na Rua da Cidadania, recordou que em outras vezes perdeu trabalho para ter que se deslocar a uma lotérica efetuar a declaração. “Sem contar que é de graça. Tá certo que é pouco, mas tem gente que não tem pra pagar. Valeu a pena. Não perdi trabalho, acho que levou um minuto e ainda fiz de graça”.
Segundo a Receita Federal, 59 milhões de declarações foram feitas em todo o Brasil, até o dia 30 de novembro. Vale lembrar que quem perdeu o prazo, pode procurar as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e Correios, para regularizar o CPF ao custo de R$ 4,50. Quem deixou de fazer a declaração tem o CPF “pendente de regularização”, no primeiro ano, sendo cancelado no ano seguinte.

 
<< Voltar