:: Publicação de livro
Gostaria de parabenizar o CRCPR pelo incentivo à publicação de livros, e ao prof. Dr. Vicente Pacheco pelo lançamento do seu livro “Mensuração e divulgação do capital intelectual nas demonstrações contábeis: teoria e empiria”, que certamente trará uma grande contribuição aos empresários da contabilidade no sentido de orientar sobre a nova visão do balanço, indicando a realidade da empresa.
Gostaria de parabenizar também os organizadores da 14ª Convenção Estadual dos Contabilistas do Paraná, bem como a Comissão da Mulher Contabilista pelo brilhantismo do evento. Tenho participado de alguns eventos em outras localidades e digo, não deixamos nada a desejar.

Denise Maria de Oliveira
Curitiba/PR

 
:: 14ª Convenção
Gostaria de parabenizar toda a equipe de organização, coordenação, e a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso do evento. Eu digo sucesso, baseada no alto nível das palestras e palestrantes, recepção, organização, alimentação, enfim, tudo estava perfeito! Superou minhas expectativas. Em especial, foi gratificante participar do Fórum da Mulher Contabilista.

Silvana Siqueira Toscano
Curitiba/PR

 
:: Comunicado do Sintramotos
O Sintramotos – Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana –, fundado em 7 de dezembro de 1998, é reconhecido pelo Ministério do Trabalho, filiado à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do estado do Paraná. Em nossa página na internet tem todas as informações sobre a entidade www.sintamotos.org.br

Tito Mori
Presidente

:: Novo modelo de recolhimento do FGTS
Nesse semestre entrou em vigor um novo modelo da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP, simplificando bastante o modelo anterior. Não pode mais haver mais de uma GFIP, de um mesmo CNPJ/CEI, numa mesma competência, quando a única diferença se referir a informações que não alterem a chave, tais como o setor/departamento de trabalho, a origem da verba utilizada para pagamentos dos trabalhadores, centro de custo, dentre outros. Significa dizer que para cada CNPJ deverá ser entregue, numa competência, apenas uma GFIP. O conceito de chave (conjunto de informações da GFIP) tem importância capital no novo modelo. O número de controle (Checksum) é um código de 16 posições, composto de letras, algarismos e sinais. Dentre os códigos permanecem apenas os de natureza do recolhimento. Mais informações sobre a nova GFIP em www.previdencia.gov.br

Luiz Weschenfelder
Auditor fiscal da Previdência Social

 
:: Redução da Burocracia
 
Um projeto do governo garante que o prazo que nós contabilistas levamos para abrir ou fechar uma empresa hoje, de aproximadamente 150 dias, levará apenas uns 15 ou 20 dias em média, mesmo assim é muito.
QUE BOM SE FOSSE VERDADE!
Diz ainda o mesmo projeto que um dos principais pontos é a criação da Rede Nacional de Simplificação de Registro e Legislação de Empresas – (REDESIM). Pelo projeto o governo quer centralizar as atividades referentes ao assunto, numa rede informatizada para acabar com a duplicidade de exigências praticadas hoje.
QUE BOM SE FOSSE VERDADE!
A intenção do projeto é que o usuário só apresentará os dados cadastrais uma vez, daí para frente, cada órgão terá que repassar as informações às outras instituições envolvidas, em até cinco dias.
QUE BOM SE FOSSE VERDADE!
Vantagem espetacular do projeto é que se o empresário, ao pedir baixa de sua empresa, estiver devendo impostos ao governo, não precisa efetuar o pagamento antecipado, o processo correrá normalmente para concretização da mesma, até a junta comercial.
QUE BOM SE FOSSE VERDADE!
Mas o que nos deixa mais satisfeitos ainda é a promessa de que o alvará da prefeitura será fornecido de imediato, ou seja, provisoriamente, sem a necessidade de qualquer vistoria de local para se estabelecer, e ainda, deixarão de existir diversas taxas hoje cobradas.
QUE BOM SE FOSSE VERDADE!
Finalmente, a intenção do projeto governamental é que você acredite e aproveite apostando em ampla adesão, já que a ausência de BUROCRACIA atrai investidores, mas, não se esqueça, que com a carga tributária que temos, durará pouco tempo, e as que persistem, 90% são inadimplentes, sujeitas a falir a qualquer momento.
Para dar a minha colaboração ao assunto sugiro que observem os Artigos 1º e 2º, do Decreto Lei nº 83.785, de 30/07/1979, que trata do PROGRAMA NACIONAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO, esquecido até hoje pelas nossas autoridades.

Aderaldo Inácio Ribeiro
Londrina-PR

 
<< Voltar