:: Curso visa à redução de problemas nas contas públicas

Desde o dia 30 de setembro está sendo realizado o primeiro curso de pós-graduação que visa à redução de problemas nas contas públicas do país. Este curso é inédito e foi uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e das Faculdades Spei, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade. Além de Curitiba, também foram formadas turmas em Maringá, Londrina e Cascavel.
A grande preocupação é com a enorme lacuna de capacitação em contabilidade pública, no país, porque os cursos técnico e de Ciências Contábeis estão mais voltados para os problemas das empresas. Prova disso é o grande volume de problemas nas contas públicas analisados pelos tribunais de contas do País, afirma o professor Nivaldo Soares, um dos coordenadores. “Nosso objetivo é também auxiliar para que as administrações cumpram a Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso o curso é direcionado aos profissionais que atuam na área pública e que respondem pelo planejamento, controle, escrituração contábil e prestação de contas de prefeituras e outros órgãos públicos”, argumenta o presidente do CRCPR, Maurício Fernando da Cunha Smijtink.
Segundo Vanessa Diniz de Souza, da coordenação, “a cada módulo a procura está sendo maior. O retorno está sendo muito bom, dentro das nossas expectativas, pois havia um limite de vagas”. Ela destaca que “os participantes estão gostando muito. Temos exemplos de alunos que são de empresas que vão se transformar em autarquia e por isso não querem perder mercado e com o curso é uma forma de acompanhar essa mudança”. A procura não foi só de pessoas do Paraná, mas também de outros Estados como Mato Grosso e Goiás. Diante disso, o curso será levado para outras regiões do País.

 
<< Voltar