:: Convenção Estadual dos Contabilistas do Paraná foi um sucesso. A 15ª será em Maringá.

No mês de setembro Curitiba sediou o maior evento da classe contábil do Paraná. Durante três dias, no Expotrade Center, pouco mais de 700 profissionais, professores e estudantes participaram de extensa programação que incluiu , apresentação de estudos, feiras de negócios, palestras motivacionais e sobre temas atuais como o valor das empresas e certificação digital.
A solenidade de abertura, dia 14, foi prestigiada por inúmeras autoridades, entre elas o governador Roberto Requião, que em seu discurso disse que o nosso processo histórico não se fez exatamente na perspectiva da independência e que, ainda hoje, estamos subordinados aos interesses dos grandes capitais. Já o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, afirmou que “o grande desafio do contabilista, neste século, é reafirmar a sua condição de operário de uma ciência social que pode colaborar na solução dos problemas que nos afligem”.
Para Maurício, “o evento foi rico, pelas palestras interessantíssimas que tivemos, pelas oportunidades de contatos e trocas de experiências. Todos os objetivos foram atingidos e a principal lição que podemos tirar é que, nós, profissionais, professores de contabilidade, temos que correr atrás de atualização contínua. Cada vez mais”.
Na avaliação geral dos participantes (veja opiniões no box ao lado), o evento foi importantíssimo pela alta qualidade das palestras, como “A importância da contabilidade para atender a LRF”, com Domingos Poubel de Castro, que mostrou que todos os municípios estão com problemas de estoque de dívidas e falta de recursos. Segundo ele, “o xis da questão está em saber de onde vem o dinheiro e para onde vai e há uma necessidade permanente de informação e controle. É aí que entra a contabilidade com o objetivo de produzir informações”.
Nivaldo Cleto, com o tema “certificação digital”, afirmou que esta certificação é um processo que vai desburocratizar os serviços oferecidos pelos contabilistas. “Vamos eliminar as montanhas de papel, tudo vai ser muito rápido. Todos vão sair ganhando. O profissional vai desenvolver o trabalho mais rápido e o cliente terá resultados mais eficazes e rápidos também”.
No fórum de Professores de Ciências Contábeis, Alexandre Assaf Neto questionou se “as empresas brasileiras são criadoras de valor”. Conforme ele, o objetivo de uma empresa não é o lucro, mas o valor. “Empresas não devem distribuir dividendos. Isso é sinônimo de ineficiência. A crise hoje não é de falta de capital financeiro, mas de idéias, gestão, visão”.
Ocorreram ainda as palestras: “Planejamento tributário”, com Gilberto Amaral; “As comunicações e as transações no dia-a-dia do contabilista”, com Emílio Lourenço Morschel; “A geração do conhecimento: fator de desenvolvimento econômico e social”, com Hamilton Luiz Fávero; a “Visão de contabilistas brasileiros sobre a mensuração e inclusão de ativos intangíveis nas demonstrações contábeis”, com Vicente Pacheco.

Contabilistas homenageados

Na solenidade de abertura, o CRCPR entregou os títulos de Contabilista Emérito do Paraná ao vice-presidente da Fenacon, contador Valdir Pietrobon; e ao técnico em contabilidade, Orlando Rodrigues da Silva (in memoriam); A Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), por sua vez, entregou os títulos de Contabilista do Ano de 2004 ao presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, e de Dirigente Sindical do Ano ao ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama, Lauro Antunes de Oliveira.

Posse na academia e livro

Na oportunidade ainda, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná deu posse a dois novos membros: Antônio Carlos Pedroso de Siqueira e Euclides Locatelli; e o CRCPR lançou o 5º volume da série Biblioteca do CRCPR, o livro “Mensuração e divulgação do capital intelectual nas demonstrações contábeis: teoria e empiria”, do professor Vicente Pacheco.

Em 2009 será em Maringá

Durante a convenção foi definida a cidade-sede da 15ª edição, que acontecerá em 2009. Maringá foi escolhida por ter apresentado a delegação com o maior número de participantes.

 
<< Voltar