Palmas para Everson Breda Carlin ( Grupo ZHC ), que promoveu, em julho, um curso gratuito sobre “As mais recentes mudanças na legislação tributária”, colaborando com a atualização dos contabilistas; e, de quebra, contribuiu com a Fundação Meninos de Quatro Pinheiros, que atende 80 menores carentes de Curitiba. A inscrição para o curso era uma doação espontânea para a entidade, que, há dez anos, instalada em uma chácara de Mandirituba, procura reaproximar crianças e adolescentes de rua das suas famílias, oferece educação integral, serviços de saúde, higiene, esporte, lazer e iniciação para o trabalho em mecânica, eletricidade, computação, jardinagem e outras atividades. Há assistidos pela Quatro Pinheiros que acertaram o passo e já estão fazendo faculdade.
   
Faleceu na noite de 8 de julho a diretora administrativa do Sindicato dos Contabilistas de Maringá, Denize Lima Moreira Maceno. Ela assessorou o sindicato durante os últimos dez anos e formou um grande círculo de amizade na entidade. Os diretores e funcionários do Sincontábil estão entristecidos com a sua perda.
   
O vice-presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e presidente da Fecopar, Antônio Carlos Dóro, e o vice-presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon (2º e 4º da esq. para a dir.), participaram da comitiva que entregou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior as sugestões da classe contábil que vão subsidiar o projeto de lei que altera as normas de abertura, alteração e baixa de empresas. A proposta, que prevê a criação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), deverá reduzir o tempo médio de abertura de uma empresa de 150 dias para 15.
   
Os professores Paulo Moreira da Rosa e Almir Teles da Silva, ambos do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, defenderam tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no final do ano passado. Paulo aprovou estudo sobre um Modelo de gestão por atividades para aplicação em universidades públicas, e Almir desenvolveu pesquisa sobre um Modelo de gestão por atividades para aplicação em cooperativas.
   
Em solenidade na Casa da Amizade, dia 2 de julho, o Rotary Club Guarapuava - Guairacá, entregou o Prêmio Centenário por Excelência Profissional ao contador Ozorio Cesar Moraes de Freitas, por sua exemplar vida profissional, compromisso com altos padrões de ética, prestação de serviços comunitários e dedicação ao conceito rotariano “dar de si antes de pensar em si”. A homenagem foi feita pelo Rotary Internacional, valendo lembrar que profissionais de várias categorias concorreram à premiação. Na foto: Ozório César, com o filhinho Ozorio Batista e a esposa Cíntia.
   
Aprovado na Câmara, já tramita no Senado o projeto de lei do deputado Átila Lira (PSDB-PI) que obriga todos os bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade a fazer o exame de suficiência para obter o CRC.
   
Faleceu em maio último o contador paranaense Elias Mathias, que foi conselheiro e vice-presidente do CRCPR, no período de 1965 a 1967, tendo chegado à vice-presidência do CFC. Ele era natural de Fernandes Pinheiro.
   
<< Voltar