:: Fiscalização do CRCPR em Maringá

Em julho, o vice-presidente da câmara de Fiscalização do CRCPR, César Alberto Ponte Dura, lançou, no auditório do Escritório Regional do CRCPR, o projeto de fiscalização das empresas contábeis de Maringá e região. Estavam presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Orlando Chiqueto Rodrigues, o diretor administrativo Gerson Luiz Borges de Macedo, chefe da fiscalização Pedro Hugo Catossi, o delegado do Conselho em Maringá, Jair Arduin; o conselheiro Oswaldo Padovin; o presidente do Sincontábil, José Vanderley Santana e o diretor regional do Sescap-PR, Antônio Romero Filho, além de considerável número de contabilistas.
Ponte Dura disse que não há intenção em provocar transtornos e nem gerar autos de infração. “Nosso trabalho é mais no sentido de orientar, de fazer com que a fiscalização resulte em uma proteção do mercado de trabalho do contabilista,” disse.
O trabalho é realizado da seguinte forma: Os fiscais visitam as empresas para entregar um disquete contendo informações sobre a fiscalização e agendam uma data para verificação dos livros de escrituração fiscal, Decores emitidas, aplicação das normas brasileiras de contabilidade, casos de mão-de-obra leiga em atividades exclusivas dos contabilistas, etc. Mesmo em caso de emissão de auto de infração, o contabilista ainda tem 15 dias para corrigir a irregularidade, encaminhar defesa à Câmara de Fiscalização ou solicitar mais prazo.

 
<< Voltar