:: CRCPR e Spei lançam curso inédito de contabilidade pública

Preocupado com a carência profissional na área da contabilidade pública e a importância do atendimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, o CRCPR, em parceria com as Faculdades Spei, organizou um programa de capacitação em contabilidade pública, inédito pelos objetivos e extensão do conteúdo (510 h/a), com ênfase em gestão, qualidade, finanças, controles orçamentários e prestação de contas pela LRF.
Trata-se de curso de especialização, para bacharéis, e de extensão, para técnicos, registrados no CRCPR e que respondam pelo planejamento, controle, escrituração contábil e prestação de contas de prefeituras e outros órgãos públicos. As aulas serão ministradas quinzenalmente, sextas-feiras (19h às 23h e sábados (8h às 18h), em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
De acordo com um dos coordenadores, professor Nivaldo Soares de Souza, os cursos regulares de contabilidade concentram a sua formação em técnicas voltadas para o campo empresarial, descuidando da área pública. “É comum os tribunais de contas reclamarem do grande número de contas reprovadas. O principal objetivo do programa é, portanto, suprir essa carência, oferecendo aos profissionais que atuam na área pública informações, técnicas, capacitação e treinamento”, afirma.

Corpo docente e conteúdo

Compostos na maior parte por doutores e mestres, o corpo docente atende as exigências do Ministério da Educação para curso lato sensu. A grade curricular tem 30 disciplinas, entre elas: Integração social - o contador e a realidade nos serviços profissionais; Princípios de direito financeiro público; Planejamento estratégico no setor público; Providências e aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal; O processo de prestação de contas públicas; A economia brasileira frente à globalização; Princípios de direito administrativo público; Orçamento público: fases da elaboração, execução e controle.
Com início no dia 16 de setembro, em Curitiba e Maringá e posteriormente Londrina e Cascavel, as aulas irão até dezembro de 2006. Conferir a programação completa nos sites www.crcpr.org.br e www.spei.br. Informações e inscrições pelos f. (41) 3321-3131 e (41) 3232-7911 e pelo e-mail pronacap@crcpr.org.br.

 
<< Voltar