COMO SE FÔSSEMOS culpados pela roubalheira e desmandos que vêm ocorrendo no país, contabilistas agora vêm sendo presos. É o fim do mundo! Alguém tem de pagar o pato. Deve ser assim que pensa a nossa Justiça.

AS PRISÕES VÊM ocorrendo nas famosas operações em empresas e organizações, quando nada nem ninguém é respeitado. As autoridades deveriam saber que contabilistas fazem contabilidade com base nos documentos que as empresas e organizações fornecem. Não aceitamos ser responsabilizados por atos que não são da nossa alçada. Nem vamos aceitar sofrer humilhações.

COMO ESTÃO se tornando rotina, esses abusos contra profissionais já são do conhecimento do Conselho Federal de Contabilidade. E como atingem outras categorias – caso dos advogados – estamos articulando um movimento nacional para exigir respeito. Queremos Justiça e o fim da corrupção, sim, mas os inocentes não podem pagar pelos culpados.

QUEM NÃO LEMBRA da MP 232? Pois é! Temos aí um novo “pacote de maldades” disfarçado em Medida do Bem. Assim não dá! O governo está sempre achando que somos bobos. Precisamos unir nossas forças contra as mentiras da Medida Provisória 252. O que precisamos é de um sistema tributário que não desencoraje os empreendedores. O governo, porém, só quer saber de aumentar a arrecadação.

ESTAMOS novamente juntos, entidades de todos os setores, mobilizadas, pressionando, assim como fizemos para derrubar a MP 232. Não é pra dizer que a MP 252 não tem pontos positivos. Tem. Mas por que ela só agrada alguns setores? O exportador, o imobiliário, de informática, de inovação tecnológica e de previdência privada? E os demais, não precisam sobreviver, crescer, da mesma forma?

VEJAM QUE SITUAÇÃO: Empresas chegam a dar prazos que passam de 50 dias para receber o pagamento de vendas. Já os impostos têm de ser pagos no momento do fato gerador. Isso não emplaca num momento em que a carga tributária é altíssima – dependendo do setor chega a 40% do Produto Interno Bruto – e os índices inflacionários relativamente baixos. Quer dizer: o governo só pensa em arrecadar mesmo. Afinal, ele é a favor ou contra o crescimento?

NÓS, CONTABILISTAS, bem sabemos a dura situação que passam as empresas. A maioria tem débitos tributários porque a carga de impostos é exagerada. Prazos para as empresas pagar seus tributos é uma das exigências que vamos fazer ao Congresso Nacional quanto às alterações da MP 252.

UMA DAS COISAS
mais comentadas, nesse momento em que lama espirra pra todo lado, é a necessidade de proteger a economia dos desequilíbrios da política. Como se fosse possível! Política e economia andam juntas, para bem ou para o mal. O que dizer quando empresários doam recursos não-contabilizados para campanhas eleitorais; quando um partido tenta manter o poder a todo custo. Política e economia se completam. O que não se pode é tirar a ética dessa relação.

A BEM DA VERDADE, nem o presidente Lula está protegido – blindado, como dizem – em relação à grave crise moral que estamos vivendo. Afinal, quem vai acreditar que o presidente não tinha conhecimento de que o seu partido distribuía mensalões?

UFA! FINALMENTE acho que vamos desmantelar a burocracia responsável pela demora na abertura de empresas no país. Se o Congresso tiver um tempinho pra votar o projeto de lei que está sendo encaminhado, vamos fazer todo o serviço de abertura de uma sociedade em 15 dias. Vai ser criada a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O conteúdo desse projeto vem, em boa parte, de sugestões da classe contábil. Palmas para nós!

Maurício Fernando Cunha Smijtink
batepapocomopresidente@crcpr.org.br

 
<< Voltar