:: Mestrado em Contabilidade na UFPR é o primeiro do Paraná

Aprovado pelo Ministério da Educação, o mestrado em contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é o primeiro do Estado nesta área. O professor doutor Lauro Brito de Almeida é o coordenador geral do curso que iniciará a primeira turma este ano.
Lauro está entusiasmado com a projeção da iniciativa. Ele comenta que existe uma grande demanda e que havia uma intensa cobrança por parte dos interessados no Estado. “Como há poucos centros próximos daqui que oferecem este curso, este, no Paraná, vai facilitar a vida de muita gente. Até então, os interessados em fazer mestrado nesta área tinham que se dirigir a Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo ou Rio de Janeiro”, observa.
O seu grande objetivo – comenta o coordenador – é transformar este mestrado em excelência na região Sul do País, desenvolvendo elevado padrão de produção científica e formando mestres capacitados para atuarem como docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados.
O programa de mestrado em Contabilidade, stricto sensu, tem como área de concentração Contabilidade e Finanças, direcionando suas pesquisas nas linhas de contabilidade gerencial e finanças corporativas.
As inscrições encerraram dia 2 de junho e, durante esse mês, aconteceu o processo de seleção dos candidatos para as 16 vagas, realizado em duas etapas. Na primeira houve prova sobre Contabilidade Societária e Contabilidade de Custos e redação e, na segunda, entrevista.
As aulas começam dia 1° de agosto, de segunda a sexta-feira no período diurno, informa Lauro. O curso, de dois anos, é totalmente subsidiado pelo MEC.

Cursos de Contábeis

No Paraná, conforme dados do Inep, estão em funcionamento 59 cursos de Ciências Contábeis. No Brasil são 650. Os cursos de mestrado na área são 12 e de doutorado apenas 1, na USP.

 
<< Voltar