:: UFPR tem mestrado em contabilidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) aprovou em dezembro último o curso de mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esta é uma causa antiga do CRCPR, participando de modo especial desse esforço o ex-presidente do CRCPR, Nelson Zafra, o então conselheiro e professor da UFPR Vicente Pacheco, o conselheiro e professor Eluiz Maria Miqueletto e o então vice-presidente do CRCPR Maurício Fernando Cunha Smijtink. Parcerias foram estudadas com várias instituições.
A aprovação do mestrado da UFPR abre caminho para outros mestrados, no Estado, já que há necessidade, pois são mais de 50 cursos de Ciências Contábeis em funcionamento. E o Ministério da Educação exige que pelo menos um terço dos professores de graduação tenham mestrado ou doutorado.

Linhas: controladoria e finanças

A área de concentração do programa da UFPR é a contabilidade e as linhas de pesquisa: Controladoria e Finanças. A primeira turma deve iniciar as aulas ainda este ano, provavelmente em agosto. A base do corpo docente é formada por oito professores da própria UFPR, havendo a possibilidade de o curso contar com a participação dos doutores das quatro universidades estaduais do Paraná. Caso dos professores Paulo Arnaldo Olak (Universidade Estadual de Londrina), Valdir Michels (Unicentro), Luiz Antonio Brandalise (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Jaime Crozatti (Universidade Estadual de Maringá) que já se manifestaram favoráveis. Segundo o professor Jaime Crozatti, a maior dificuldade a ser superada é a liberação pelas instituições, já que os seus departamentos de contábeis tiveram que suportar a carga de trabalho destes professores durante suas ausências enquanto cursavam o doutorado na FEA/USP.
O coordenador do mestrado da UFPR, prof. Lauro Brito de Almeida, afirma estar satisfeito com a aprovação do curso pela Capes, pois toda a classe contábil paranaense aguardava essa importante alternativa para desenvolver-se científica e profissionalmente. Na sua opinião, a parceria entre a UFPR e as universidades estaduais dará maior sustentabilidade ao programa, já que manter o curso funcionando e evoluindo é tão importante quanto aprovar o projeto. Todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil são reavaliados a cada três anos e o rigor é igual ao do processo de aprovação. “Como atualmente há somente um doutor em contabilidade entre os oito professores do curso, a participação dos quatro colegas das estaduais dará melhores condições de produzirmos dissertações nas áreas de controladoria e contabilidade gerencial,” diz ele.
Para os interessados, informações no endereço eletrônico: www.contabeis.ufpr.br/mestrado.htm.

 
<< Voltar