:: Parabéns ao povo cidadão!
A retirada nada estratégica do governo, por ocasião da votação da MP 232, não foi vista, ao meu juízo, com a real extensão do seu significado. Acho que se assemelha ao “impeachment” do Presidente Collor. Foi o povo mostrando ao governo e governantes que, embora cordato, não permite que sejam ultrapassados alguns limites. A tributação no Brasil é algo totalmente desproporcional aos serviços prestados pelo Estado. A ausência de correção na tabela do Imposto de Renda já gerou ao governo um elevado ganho tributário. Agora, quando se vê compelido a devolver uma ínfima parcela do que foi ardilosamente tomado, acha que tem o direito de obter algo em troca. A postura adotada pelo CRCPR, em conjunto com outras organizações classistas, mostra que também estes estão ocupando parte do espaço que lhes é reservado.

Antonio Fernando de Azevedo
e-mail: azevedocwb@bol.com.br

 
:: MP Imposto de Renda
Tenho afirmado que este governo ultrapassou os limites do bom senso. A MP 232 é a demonstração da insensibilidade do nosso ministro pediatra, tão bonzinho! Só para crianças; pros adultos, malvado barbaridade! Quem te viu e quem te vê! O presidente e ministros, no governo passado, brigaram tanto para aumentar os limites do IRPF e reduzir a carga tributária, e hoje quanta diferença: por que mudaram? Mudaram o rumo ou de interesses? Esta pergunta não quer calar. O governo é incompetente, na administração dos gastos públicos e, para tapar o rombo, mete a mão no bolso do contribuinte. O maior exemplo são os gastos absurdos dos gabinetes presidenciais, as nomeações dos parentes, das mulheres de ministros, e agora o coroamento com a decisão severina de aumento da verba dos gabinetes. E quem paga a conta? Muito fácil: é só aumentar os impostos. A Marta Suplicy e mais alguns prefeitos e até governadores estouraram os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, e o que o Sr. Paloci fez? Mandou MP protegendo esses infratores, que pela lei deveriam cumprir pena, e agora estão livres, leves, soltos, fazendo mais gastança para o povo pagar. O fato é que o governo esconde a verdade ao afirmar que necessita manter a arrecadação para cumprir os compromissos e não pode abrir mão do imposto de renda se não tirar este recurso de outro lugar. Ora, o Ministro Paloci se engana, pois este aumento da tabela do IR, já estava previsto no orçamento passado e não irá mais impactar no equilíbrio fiscal. O que ele não quer aceitar e nem reconhecer é que o governo aumentou os gastos e gasta muito mal é este o x da questão. A mobilização nacional de entidades nos dá uma boa esperança.

Renato Possebon
e-mail: r51@sulbbs.com.br

 
:: Socorro ao Necessitados
Nós, da Socorro aos Necessitados, temos imensa gratidão para com os colaboradores que, com sua generosidade e amor ao próximo, não esquecem da caridade para com nossos idosos e crianças. Os alimentos, roupas e materiais de limpeza doados serão de grande valia, amenizando e muito as despesas que teríamos se tivéssemos de adquiri-los com recursos às vezes tão escassos.
Com estas palavras, o presidente da Socorro aos Necessitados, Antônio Carlos Santos Lima, agradeceu a doação que o CRCPR e contabilistas fizeram por ocasião do último Natal. A entidade mantém o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e a Creche Meu Pequeno Reino.
:: Campanha contra a MP 232
A MP 232 conseguiu, além do desgaste do governo, algo mais sútil, pois ao impor ao empresariado um novo aumento tributário provocou nesse uma indignação que foi além da mera reclamação. Conseguiu reunir diversos setores que lutaram juntos contra a famigerada medida, que no ínicio o governo sequer supunha que seria derrubada; portanto vemos aí que começa a surgir uma nova mentalidade, quase um acordar para a realidade, estamos todos fartos dos constantes aumentos que surgem a todo momento, pois se temos que controlar custos e despesas em nossas empresas para conseguirmos sobreviver, por que o governo não segue o exemplo de uma empresa saudável e gasta de acordo com sua possibilidade e deixa de lado a imposição desse ônus à população em geral, e passa então a criar uma legislação tributária mais justa e que possibilite a todas as empresas poderem pelo menos sobreviver.

Marcélio RIbeiro Pereira

e-mail: marcelioribeiro@uol.com.br
 
Congratulo-me com o CRC-PR e demais entidades por assumirem a frente do movimento contra a MP 232, que culminou com a desistência do Governo em sua aprovação.Demonstrando assim a nós e ao Governo que, quem governa, deve efetivamente governar para o povo. Porque as conseqüencias da aprovação da MP 232, quem iria sofrer seria o próprio povo.
Demonstrando, também, que se o cidadão desejar alcançar um Estado Brasileiro ocupado com a justiça social, deve se organizar, e apoiar as entidades que verdadeiramente representem os interesses da população e de seus representados.

Davi Pinto Machado
e-mail: davipmachado@gmail.com
 
São campanhas como esta, em defesa da sociedade, de que precisamos. Eu, particularmente, sei que a iniciativa dessa campanha partiu aqui de Curitiba, capital do Paraná, oriunda de uma parceria entre o CRCPR e o IBPT.
Precisamos de campanhas como esta em que os líderes das classes se unam para pressionar a classe política, em defesa da sociedade brasileira. O que vemos diariamente nos noticiários é uma vergonha e faz com que estejamos cada vez mais criando um enorme repúdio contra os nossos políticos, pois vemos que muitos são totalmente ignorantes sobre a realidade do nosso país, mas nos representam, tanto no Congresso Nacional, quanto nos Estados e Municípios. Campanha como esta faz com que políticos de boa intenção e que tenham realmente interesse em melhorar o país, tenham forças para brigar e conseguir atingir seus objetivos. Com esta vitória da sociedade, provamos novamente que o povo quando quer, pode e deve brigar por seus direitos e que não estamos à revelia de um governo que pode fazer o que bem entender; provamos que a sociedade deve ser consultada e os líderes das classes regulamentadas, também, pois somos nós que vamos ser atingidos por qualquer medida que o governo venha a tomar na área tributaria.
Não somos contra o governo, somos contra desmandos e desrespeito ao cidadão e contribuinte brasileiro.

Carla Cristina Louzada Dornelles Pacheco
e-mail: pacheco@onda.com.br
 
:: Mudança de Endereço
A Delegacia Regional do CRCPR em União da Vitória mudou para a Rua Professor Cleto, 511, e o fone/fax (42) 3522-2935.
 
<< Voltar