:: Use a Lei de Incentivo Fiscal para ajudar crianças carentes e com câncer

APACN

“O nosso esforço constante é conseguir que as empresas socialmente responsáveis possam ajudar a APACN”, afirma a coordenadora da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Neide Aparecida Bitencourt. Ela pede a colaboração dos contabilistas para que sensibilizem seus clientes (pessoa física e pessoa jurídica) a destinar recursos para a instituição, como permite a legislação de incentivo fiscal.
A APACN oferece assistência a crianças de todo o Brasil e mesmo do exterior que vêm fazer tratamento de câncer em Curitiba. Mantém uma Casa de Apoio, no Tarumã, que abriga gratuitamente os pequenos pacientes e acompanhantes, dando alimentação, transporte, atendimentos especiais (psicológico, odontológico, musicoterápico e recreativo). Uma escola paralela, em convênio com a Secretaria da Educação do Paraná, não permite que as crianças percam os estudos. Os pacientes são atendidos no Ambulatório Menino Jesus de Praga do Hospital de Clínicas e casos especiais são encaminhados ao St. Jude Children’s Ressearch Hospital de Memphis, EUA. As causas da neoplasia são estudadas no Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças, mantido pelo HC e o St. Jude.
Todos os projetos são desenvolvidos por voluntários. Auditada pela KPMG Auditores Independentes, a entidade não faz telemarketing, sobrevivendo de doações: dinheiro, alimentos, roupas, brinquedos, móveis, material reciclado... As despesas da casa giram em torno de R$ 60 mil por mês. Mais informações www.apacn.org.br (41) 267-7415.

ACRIDAS

Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos de seu imposto de renda para os projetos sociais desenvolvidos pela ACRIDAS. Veja como é simples.
O depósito é feito junto ao Fundo da Infância e da Adolescência na modalidade de doação casada. A pessoa física pode destinar 6% e a pessoa jurídica pode destinar 1%.
Basta acessar o site www.curitiba.pr.gov.br, clicar em SECRETARIAS E ÓRGÃOS, em seguida clicar em F A S, clicar no link ESMOLA NÃO DÁ FUTURO, clicar em PARA AJUDAR, clicar em FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Em seguida aparecerá na tela um cadastro que deve ser preenchido de acordo com os campos solicitados. No Campo ENTIDADE escolha Associação Cristã de Assistência Social. No Campo PROJETO você encontrará a opção Casas-Lar Aldeia. Ao final do processo você estará gerando uma guia para pagamento em banco. Os dados ficam gravados junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – COMTIBA, que emitirá um recibo que será entregue em sua residência, pelo correio, para que possa ser apresentada em sua declaração de imposto de renda. No caso das pessoas físicas, que têm imposto retido na fonte, também é possível realizar a doação para posterior devolução. Informe-se com o seu contador.

 
<< Voltar