:: Mais de 500 escritórios recebem desconto na anuidade

Com o intuito de beneficiar as pequenas organizações contábeis, o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, atendendo decisão do plenário, aprovou descontos consideráveis no pagamento da anuidade de 2005. A medida, aprovada pelo plenário do CRCPR, concedia taxas diferenciadas de acordo com a estrutura das empresas. A escritórios individuais, com até dois colaboradores, desconto de 80% para pagamento em janeiro, 75% em fevereiro e 70% em março; escritórios com mais de dois colaboradores os percentuais respectivos de 50%, 40% e 30%.
Até a terceira semana de março, um total de 511 escritórios tinha sido beneficiado com os descontos especiais: 467 com 80%, 31 com 75% e 13 com 70%, com pagamentos feitos em janeiro, fevereiro e março, respectivamente.
Todo profissional que se registra no CRCPR é obrigado a recolher a taxa anualmente. As anuidades são lançadas a partir de 1.º de janeiro de cada ano, com vencimento no dia 31 de março, para todos os registros ativos nos quadros do CRCPR. Após o término do exercício – 31 de dezembro - poderão ser cobradas judicialmente.

Baixa de registro

O profissional que deixar de exercer a profissão deverá solicitar a baixa do seu registro, pois uma vez lançada a anuidade, o seu pagamento se torna obrigatório, independente de estar ou não atuando na área contábil. Para ser acolhido o pedido de baixa de registro, o profissional não pode estar inadimplente com o CRCPR.

Baixa “ex-officio”

Os contabilistas que deixarem de recolher a anuidade por dois exercícios, consecutivos ou alternados, poderão ter o seu registro baixado “ex-officio”, conforme determina o CFC. Os registros que sofrerem essa penalidade somente poderão ser reativados com o recolhimento total dos débitos existentes, mais taxas.

 
<< Voltar