:: Paraná tem um novo doutor em gestão de negócios

A visão dos contabilistas brasileiros sobre a problemática da mensuração, avaliação e divulgação dos ativos intangíveis das organizações é o objeto da tese de doutorado que o contador e professor Vicente Pacheco defendeu, no dia 31 de janeiro último, no setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

A tese

Desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, na área de Gestão de Negócios, da Universidade Federal de Santa Catarina, a pesquisa concentra-se no tema “Mensuração e divulgação do capital intelectual nas demonstrações contábeis: teoria e empiria”. Aborda, entre outros pontos, a organização empresarial a partir dos aspectos intangíveis, o relacionamento com o mercado (clientes, fornecedores e de pessoal), melhoria dos sistemas de informações e de comunicação empresarial, previsibilidades de desenvolvimento a partir dos ativos intangíveis, divulgação de informações para fins de investimento e fixação de conhecimentos como elementos do capital intelectual.

Ativos humanos

“O tema é particularmente importante para a classe contábil por lidar com a apropriação de inovações tecnológicas e de melhoria dos processos de gestão interna e organizacional e ainda avaliação para fins de investimento externo e relacional”, afirma o novo doutor.
A pesquisa, na verdade, dá continuidade à sua tese de mestrado “A Contabilidade de Recursos Humanos e o Capital Intelectual das Organizações”, defendida na Universidade de São Paulo. Publicado como livro (Série Biblioteca do CRCPR – Vol 1), este estudo levanta as origens da questão, conceitos, teorias e aponta para a importância do registro dos ativos humanos nas demonstrações contábeis.

Vicente Pacheco

Mestre em controladoria e contabilidade pela USP, Vicente Pacheco foi conselheiro do CRCPR, é professor do departamento de Contabilidade da UFPR, professor-visitante da Drexel University (EUA), presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e sócio-gerente da empresa Pacheco & Associados – Auditoria e Consultoria de Negócios S/C.

 
<< Voltar