Os valores são a pedra angular de qualquer sociedade. Sem princípios éticos não é possível desenvolver uma sociedade livre e democrática. Além de mecanismos de controle, é necessário haver uma cultura sedimentada em costumes que privilegiem a transparência. Afirmação do presidente da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Costa da Rocha Loures, em palestra para os Diálogos da Classe Contábil com a Sociedade, no CRCPR.
 
No dia 8 de outubro, o CRCPR e a Academia Paranaense de Ciências Contábeis homenagearam o professor Antônio Lopes de Sá, com um diploma, no qual reconhecem a sua valiosa contribuição às causas da contabilidade. Na ocasião, foi anunciada a realização do Pró-Latino no Paraná, em 2005, e o professor Wilson Alberto Zappa Hoog lançou o projeto de edição de uma obra completa do Neopatrimonialismo, corrente filosófica contábil concebida pelo eminente professor Lopes de Sá.
   
Antônio Augusto Godoi de Oliveira, presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional do CRCPR, acompanhado dos membros, Gilberto Nassif e Sandro di Carlo Teixeira, tem a importante missão de integrar o interior ao Conselho. Em novembro, o trio visitou contabilistas de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Londrina e Bandeirantes.
   
No seminário Adequação ao Novo Código Civil, realizado no Sebrae, dia 8 de dezembro, o diretor Gerson Borges de Macedo representou o CRCPR. O vogal da Junta Comercial do Paraná, Paulo Coelho, também conselheiro, falou sobre as alterações de contratos na Junta.
   
Além de coordenar e conduzir a delegação de Maringá à conquista do troféu de vice-campeã do XII Jocopar, Antônio Gaspar Rafael, o Toninho, revelou seus dotes culinários preparando uma deliciosa peixada para os organizadores dos jogos.
   
Entre os contabilistas vitoriosos na última eleição, destacam-se os prefeitos eleitos de Guaraci, Sidnei Dezoti, e Luiz Carlos Trapp, de Jaguapitã.
 
 
Faleceu, no dia 17 de novembro último, o contador Walberto Steiner. Além de professor e chefe do departamento do curso de Ciências Contábeis da UFPR, ele foi presidente do CRCPR no período de 1966 a 1974. Deixou a esposa Elizabeth Anna Doetzer Steiner e os filhos: Pedro José, Maria Cristina, Paulo Renato e Walberto Junior.
<< Voltar