:: Contabilizando o Sucesso forma as primeiras turmas

Lançado em 2003, em todo o País e iniciado nos primeiros meses de 2004, o Programa Contabilizando o Sucesso formou as primeiras turmas, em dezembro último. No Paraná, 114 alunos receberam certificado, nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá, Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina.
Proposto pelo Sebrae, em parceria com as entidades contábeis, o programa tem o desafio de minimizar a preocupante taxa de mortalidade das pequenas e microempresas, contando com a decisiva colaboração dos profissionais da contabilidade.

Avaliação positiva

O coordenador Orlando Chiqueto Rodrigues faz uma avaliação positiva do primeiro ano, afirmando que o sucesso do programa não pode ser avaliado pelo número de sas formandos, mas pela qualidade dodfdf grupo que atuará como multiplicador. Sublinhando que o Contabilizando não é um curso convencional, mas um projeto de mudança da postura do contabilista, no modo de pensar e agir (não termina, mas começa com o treinamento), ele acredita que as inscrições deverão aumentar em 2005.
Ao participar da formatura da turma de Pato Branco, o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, afirmou que o Conselho, em sua gestão, está desenvolvendo uma filosofia semelhante à do Contabilizando, propondo um papel mais pró-ativo do contabilista, tanto no plano profissional como social e político.

Turmas em 2005

A programação do Contabilizando o Sucesso para 2005 ainda não está pronta. Informa o coordenador, entretanto, que a indicação das cidades onde novas turmas serão oferecidas, no Paraná, obedecerá ao critério do número de contabilistas pré-inscritos em cada cidade. Os interessados já podem indicar o seu nome nos sindicatos e associações de contabilistas locais. As aulas deverão iniciar, mais tardar, em março.

Pedro Mezzomo diz o que aprendeu com o Contabilizando

Folha do CRCPR - Como o senhor avalia o programa Contabilizando o Sucesso?
Pedro Mezzomo - Trata-se de um programa inovador que oferece ao profissional da contabilidade métodos e práticas aplicáveis no gerenciamento das empresas. Entendo que tenha vindo a bom tempo e oportunamente como excelente instrumento de apoio à sustentabilidade das empresas. Deverá contribuir para reduzir a mortalidade de micro e pequenas empresas, desde que os concluintes do treinamento apliquem os conhecimentos adquiridos.

Folha do CRCPR - Que benefício o programa traz, nos campos pessoal e profissional?
Mezzomo - Tem o mérito de colocar o contador frente a frente com a atividade empresarial utilizando os dados gerados pela contabilidade e ao mesmo tempo qualificar o profissional para oferecer ao cliente alternativas para melhorar o desempenho da empresa visando a produtividade, redução de custos e lucratividade. No campo pessoal, o treinamento possibilitou o desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento humano. Também serviu para demonstrar o alcance da profissão, seu valor social.

Folha do CRCPR - E para a política - o senhor que se prepara para assumir a prefeitura de Coronel Vivida pela segunda vez e já foi vereador também - ajuda em algum sentido?
Mezzomo - Os prefeitos podem servir-se de profissionais contábeis bem treinados para uma política de fortalecimento das empresas. Diante do desafio de se gerar novas oportunidades de trabalho, os profissionais da contabilidade melhor preparados podem fomentar o surgimento de novas empresas, apoiar sua sustentabilidade e reduzir a mortalidade empresarial. Os municípios necessitam de bons profissionais que assessorem os empresários e empreendedores. Sem a assessoria contábil e gerencial, muitos empreendimentos que poderiam alavancar o desenvolvimento econômico e social das cidades e do meio rural não se sustentam.

Folha do CRCPR - O que o senhor diria a colegas que até ouviram falar, mas têm fortes resistências a se inscrever no programa?
Mezzomo - Entendo que exista ainda um certo distanciamento entre empresários e contadores. Muitos empresários se satisfazem com a contabilidade fiscal, outros desconhecem a possibilidade de uso da contabilidade para o gerenciamento. Por essas razões, boa parte dos contabilistas ainda não se apercebeu da importância de atualização e adequação profissional. Para muitos talvez falte humildade para submeterem-se ao aprendizado constante. Minha sugestão é que todos os colegas se esforcem por participar de treinamentos dessa natureza.

 
<< Voltar