:: Encontro Paranaense da Mulher Contabilista supera as expectativas

Realizado dia 17 de setembro, no auditório do Hotel Victória Villa, em Curitiba, o Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, recebeu nota dez: na ficha de avaliação, entregue no final do evento, as participantes não economizaram elogios à organização. “Com 223 inscritas - aproximadamente 4% das contabilistas registradas no CRCPR – o índice proporcional de adesão foi bem superior ao do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade: 3,5 mil inscritos para 330 mil contabilistas vinculados ao CFC”, analisa o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Orlando Chiqueto Rodrigues.
“Estou em Curitiba há seis meses, venho de São Paulo, onde atuo desde 1978, e não tive oportunidade de participar de nenhum evento realizado pelo CRCSP; e olha que são muitos”, disse Maria de Fátima Leite, agradecida “por passar um dia inteiro com mulheres que falam a mesma língua”.
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, segundo as diretrizes do programa nacional de incentivo à mulher contabilista do Conselho Federal de Contabilidade, o evento foi coordenado pelas conselheiras Dolores Biasi Locatelli, Ana Maria Golas, Lucélia Lecheta, Dalcia Pierobon Lessnau, auxiliadas por Maria Aparecida Scarpin, Carla Pacheco e Cristina Aparecida Medeiros Dias.
Na sua fala, o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, lembrou que, por muito tempo, o domínio, nas sociedades ocidentais, foi masculino; mas essa situação mudou. “Sexo e força física deixaram de ser critério de poder e de ascensão social, profissional, política... Desde os tempos modernos, as mulheres vêm protagonizando uma verdadeira revolução na história, alterando o seu modo de vida e de toda a sociedade, na esteira das lutas por igualdade, liberdade, respeito às diferenças, cidadania, dignidade e inclusão social”. Ocorre hoje uma verdadeira “mulherização”, brincou.
As mulheres já são maioria nas profissões das áreas jurídica, médica e odontológica, entre outras, demonstrando que têm incrível aptidão para a profissão contábil. Já passam os homens, nos cursos de Ciências Contábeis, e, em futuro não distante, serão maioria nos escritórios de contabilidade. As contabilistas somam 111 mil em um universo de 330 mil profissionais ativos no País. No Paraná, elas são quase seis mil para um pouco menos de 22 mil profissionais.

Mulher na política

Foi destaque a palestra da professora da Universidade de Brasília, doutora em ciência política, Lúcia Avelar, sobre o papel da mulher no cenário político nacional. Segundo ela, a mulher brasileira demorou a conquistar direitos de cidadania, mas a sua participação, a despeito das resistências e de alguma timidez, vem se acentuando a cada eleição. Neste ano, elas representaram 21,3% (80.120) do total de 375.734 candidatos.

Lição de vida

A nadadora Dailza Damas apresentou a sua lição de vida: demonstrou que para vencer, em qualquer circunstância, é preciso determinação, planejamento, superar os medos e muitas vezes nadar contra as correntezas. Dailza, que começou a nadar, em 1988, para ajudar o filho com bronquite, atravessou o Canal da Mancha duas vezes (92 e 95), prova de 36 quilômetros, feita em cerca de 19h. Fez, depois, inúmeros outros percursos de longa distância: lago Titticaca, mar Báltico, rio Amazonas, entre outros.
Grande impacto igualmente tiveram as participações especiais, em painéis, de Tânia Moura, Zita Ana Lago Rodrigues, Maria Aparecida Scarpin e Eliody Werneck Andrade. O pinhão, por representar simultaneamente o Estado do Paraná e a fecundidade; e a rosa, a beleza e a delicadeza feminina, foram os símbolos do encontro.

Próximo encontro em Maringá

De acordo com a escolha das próprias participantes, a cidade de Maringá será a sede do Encontro Paranaense da Mulher Contabilista de 2005. Muitas comprometeram-se em colaborar com a continuidade do evento, entendendo que ele representa uma oportunidade para incentivar as mulheres a se atualizar e valorizar o seu trabalho.

 
<< Voltar